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quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Setor de gelatos e docerias tem faturamento de R$ 13 bilhões e apresenta crescimento no mercado nacional

O maior consumo de gelatos e sorvetes está concentrado na região sudeste, com 52% do total do país

São Paulo, junho de 2023 – O Brasil possui mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos, com faturamento acima de R$13 bilhões por ano, gerando aproximadamente 100 mil empregos diretos, segundo levantamento da ABIS-Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. 

Os dados demonstram que o setor é fortemente rentável e demanda atenção com consumidores cada vez mais exigentes e que estão em busca de novidades, melhores preços e praticidade no momento das compras. Ainda assim, a média de consumo brasileiro é considerada baixa perto da demanda internacional do produto. De acordo com a ABIS, a média nacional não passa de 8 litros de consumo anual. 

Após as incertezas econômicas vividas nos últimos dois anos, principalmente pelas restrições impostas pela crise sanitária, empresários do ramo alimentício olham para 2023 com otimismo.

Neste mercado de grande potencial de crescimento, está a Lowko, marca com produtos voltados para pessoas que procuram ter uma alimentação mais saudável, mas que não querem abrir mão do prazer de uma sobremesa gostosa.

A Lowko, cujos produtos são sorvetes – que seguem uma elaboração tradicional e vegana com baixa caloria e sem adição de açúcar – vem crescendo exponencialmente no mercado de sorvetes e gelatos, desde sua fundação. 

“Tivemos um crescimento médio de 45% ao ano, desde que começamos em 2019. Hoje, a empresa é 4x maior do que em 2019 e um dos fatores que contribuiu para este resultado foi termos um produto que é diferente das ofertas tradicionais. Além disso, ao longo dos anos, conseguimos evoluir a tecnologia da nossa formulação, deixando os produtos cada vez mais indulgentes. Fizemos também grandes parcerias com marcas, como A Tal da Castanha  (linha vegana), Ninho e Oakberry”, relata Rodrigo Studart, sócio-fundador  da Lowko. “Essas parcerias ajudam a Lowko a ficar mais conhecida, dado que as marcas parceiras estão mais consolidadas e já têm consumidores fiéis”.

Pediu, chegou!

Há muito, as facilidades do delivery transformaram os hábitos alimentares dos brasileiros, que ganham tempo, cardápios variados e opções mais nutritivas para o dia a dia, atendendo a todos os gostos, seja do consumidor final como de quem está do outro lado do balcão. 

Foi no formato de lojas para delivery que a Lowko percebeu que este modelo de atendimento seria seu grande aliado para a expansão da marca.  “Montar uma operação própria de delivery seria algo muito complexo e de alto investimento pra gente. Quando fomos apresentados para este tipo de configuração de armazenamento e atendimento, percebemos que seria uma solução prática e efetiva para conseguir deixar nosso produto mais acessível para nosso consumidor final  Atuar com sistema de loja para delivery da Pik n’ Pak, demandou baixo investimento e foi fácil de implementar”,  relembra Rodrigo. 

O delivery de sorvete conta com algumas especificidades em relação às entregas tradicionais. Afinal, é um alimento sensível que, se derreter, chega em mau estado para o consumidor, uma experiência ruim que pode fazer o negócio perder o cliente. Assim, é preciso contar com as estratégias certas, para garantir que a sobremesa chegue com aparência e consistência atrativas, saborosas e na temperatura ideal de consumo.

Para a Lowko, o diferencial de atuar com o sistema de lojas para delivery está na gestão. Enquanto que a loja para delivery estoca e entrega os pedidos, a empresa se preocupa apenas em deixar os produtos nas unidades. “O faturamento, padronizado com as plataforma de delivery, possibilita acompanhar o fluxo das lojas. O sistema é simples e prático de mexer.”, comemora o empresário.

Capilaridade

Atuando com o formato de lojas para delivery, a Lowko ganhou capilaridade e hoje opera com cinco unidades, em três estados: São Paulo-SP (Lapa, Centro e Brooklin), Belo Horizonte-MG (Paractu) e Rio de Janeiro (Barra da Tijuca). 

“A expansão com o formato de lojas para delivery nos possibilitou atender nossos clientes de forma rápida e conveniente,levando a eles todo nosso portfólio de produtos, com uma ótima experiência desde o momento do pedido até ele receber o produto”, conta Studart. 

Ter todas as lojas em um lugar só. Este é o conceito das lojas para delivery que viabiliza para a marca atuar em um novo ponto de uma nova região, ao invés do modelo de expansão tradicional de abertura de novas lojas.

Autora:

Sandra Santos

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