Não conhecia bem a vida de Marco Aurélio, mas li o livro dele mesmo assim! Disponibilizo a seguir, com minhas palavras, reflexões oriundas da leitura do livro e mais adiante 27 citações do próprio livro.
Erga essa cabeça
Todos os dias devo levantar minha cabeça e agradecer pela minha família¹. Tal substantivo uso para conjurar todas as pessoas que me fizeram crescer, independente de parentesco sanguíneo.
Veremos coisas ruins e coisas boas nas pessoas, nos livros, nos filmes, na rua e em qualquer outro lugar. Não cabe a mim julgar as pessoas². Todos erram e o fazem por não terem discernimento entre a bela natureza e a fatal natureza da vida.
Tudo passa¹³. Por isso, prefiro pensar: foi bom enquanto durou essa comédia; foi bom enquanto durou a peça. Tudo passa e eu sou um passageiro me sacrificando sem ter feito promessa. Sou eu que escrevo minha história.
A direção do meu passo é mais importante que a velocidade¹?. Agradecer por estar vivo pela manhã e enfrentar o dia que seguirá faz mais sentido quando eu estou convicto de mim mesmo. Não foge do teu destino quando sentires vibrar no seu coração o ritmo certo.
O caminho curto às vezes pode ser uma picada; um mato sem cachorro; ou, uma encruzilhada depois do conforto de caminhar no piloto automático, mas é o mais eficiente para conquistar seus objetivos¹?. Só quem tem o coração reto consegue desfrutar do prazer durante esta árdua caminhada. Sustentar uma longa viagem pode enriquecer a paisagem quando as turbulências são enfrentadas com a devoção que um tenor sustenta as notas mais graves do coro.
Em casa, temos nossos pais como exemplos. Por isso Belchior canta que “a dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Não esqueça para onde a estrada vai te conduzir!¹² Contorne esse ciclo vicioso refletindo sobre o sentido do seu próprio sofrimento agora e o diferencie dos motivos pelos quais seus pais sofrem. Reflita sobre o ritmo das tuas escolhas?. Depois de ter feito isso, siga de boa vontade o teu próprio caminho, pois só Deus sabe o que virá pela frente¹¹.
Mete o pé
Quem está convicto do caminho a ser seguido deve, então, fazer o que precisa ser feito²?. Cumprir o seu dever de forma justa e compartilhar essa experiência passageira com outras pessoas, pois a felicidade só é plena quando é compartilhada¹?.
Por isso, às vezes eu me sinto bem, afastando-me dos livros, aproximando-me dos poetas vivos³. Quando encontro versos de poesia na fala de alguém, um espírito animado dentro de mim desperta. Entendo que sou ladrão por declamar pensamentos de outras pessoas repetidas vezes. Porém, qual as palavras que nunca são ditas? (Não é mesmo, Renato Russo?)
Passe um pano para o seu “perfeccionismo” no trabalho?. O capricho e a persistência que essa característica sem diagnóstico clínico aplica nas tarefas deixam-nas mais valorosas. Contudo, cuidado para não cair numa cilada. Existem pessoas demais sofrendo por “burn out” devido a exigência de produtividade das corporações capitalistas. Lembre-se que o valor do trabalho está naquilo que ele te transforma.
A minha singela opinião é que o relógio é a única amostra de tempo que existe?. Pois o próprio tempo não existe. Ele passa, assim ligeiro, para todo mundo e não vai adiantar ostentar no braço um relógio de plástico, prata ou ouro.
A realidade vai ser determinante na hora de triturar os sonhos mesquinhos. Então adapte-se para fazer o que for possível com as ferramentas que você já tem em mãos?. Eu perdi meu relógio semana passada, mas com essa lição em mente, não farei questão de comprar outro relógio pois no meu telefone celular já tem horas marcadas. Se eu ficar sem bateria vou precisar olhar para cima e tentar decifrar as horas conforme o movimento do Sol. Para agilizar eu posso perguntar as horas para alguém, também. Sem grilo. No meu pulso também não há o passado e o futuro²². Somente o vento sopra nas minhas costas.
O segredo da mente milionária são conhecimentos valiosos, impulsos valorosos e ações nobres¹?. Isso pode ser aplicado em qualquer cidade, país e continente. Em qualquer lugar que você estiver deixe somente um rastro de coisas boas e trabalhe para deixar o mundo melhor que o encontrou. Se for fazer uma trilha na selva, por exemplo, deixe somente pegadas, leve embora somente as fotografias das belezas encontradas e se for possível, plante uma árvore nativa.
Você não é o Doutor Dolittle para escutar, mas os animais vão agradecer, sim. Seja justo com os animais e as plantas; faça amizade com as almas deles. O impiedoso nunca será capaz de ajoelhar-se diante da natureza²³.
Deus não existe, mas a Mãe Natureza existe. Tudo bem se você não quiser chamá-la assim²?. Ela está à parte do que você considera bom ou ruim nem faz questão de refutar argumentativamente a opinião dos ruralistas sobre o desmatamento da Floresta Amazônica.
E vai na fé
Foi isso mesmo que você leu… Deus não existe! A única conclusão é a morte. Do pó viemos e para lá retornaremos?.
Até a pessoa que eu considero mais inteligente do mundo morreu. Sócrates foi morto pelo veneno dos sofistas. Ele escolheu esta luta sabendo do próprio fim. Diferenciou-se por ter conseguido comunicar e definir o que a imaginação dele alcançava?. Decerto a mãe de Sócrates também falou para ele: você não é todo mundo!¹? Então ele deve ter retrucado: só sei que nada sei.
O que ocupa esse espaço entre nascer e morrer ou entre o meu cérebro e o coração é a inteligência humana e a divindade. Para Marco Aurélio esta é a definição de Alma (Pasmem! Marco Aurélio foi um imperador romano e também um filósofo. Essa ideia de misturar política e filosofia numa pessoa só foi maquinada por Platão em “A República” e até então são poucos os políticos que atingem tal reconhecimento).
Nossa casa é produto do esforço da nossa alma¹?. Por isso toda tatuagem nova que eu faço tem uma história e significado. Meu corpo é meu templo, sim. Um templo grafitado.
A primeira coisa que passa pelo cérebro da minha avó quando descobre o desenho da minha tatuagem é o julgamento. Tudo bem, eu sou a consciência que observa. Sempre que vejo, ouço ou experimento algo, a primeira reação do meu cérebro também é o julgamento. O que nos liberta disso é a meditação.
Para eliminar os problemas que surgem de opiniões eu exercito a prática de meditação concentrando-me na respiração e deixando os meus pensamentos passarem de um lado para o outro. Minha vó me ensinou de outra maneira, tão eficiente quanto a meditação. Dizia: “Peça a Deus a confiança no teu raciocínio e, se for justo, ele lhe dará discernimento”.
Todos morrem, assim como esse texto. De qualquer forma, por que não erguer a cabeça, meter o pé e ir na fé?
27 citações
Transcrevi 27 citações porque eu comprei o livro. Poderiam ser 13 ou 127, mas quis deixar 27. Quer que eu empreste o livro para você ler inteiro?
O que eu ganho com isso?
(1) “Aos deuses devo meus bons avós, pais, irmã, professores, serviçais, parentes e quase todos os amigos”.
(2) “Diz o seguinte para ti mesmo pela manhã: Hoje verei intrometidos, ingratos, insolentes, astutos, invejosos e egoístas. Todos esses vícios os perturbam, por não conhecerem o bem e o mal”.
(3) “Diz o poeta que nada é mais miserável do que percorrer todas as coisas, espionar as profundezas da terra e sondar, por conjecturas, as almas dos que nos circundam e, ainda assim, não se dar conta que basta um homem dedicar-se a divindade que está dentro dele”.
(4) “O trabalho dos deuses é serem reverenciados pela sua excelência. O trabalho dos homens deveria ser caro por originar-se da mesma espécie, ou digno de pena, como as vezes sentimos, por sua falta de conhecimento do bem e do mal”.
(5)”O momento presente é o mesmo para todos, e suas perdas, portanto, são iguais, pois está claro que o que se perde na morte nada mais é do que um breve instante de tempo”.
(6)”Porque tudo isso? Embarcaste, empreendeste tua viagem e atracaste no ancoradouro. Desembarca. Se for em outra vida, lá também haverá um Deus; se for no meio do nada, ao menos não haverá mais dores e prazeres e não serás mais escravo de um corpo tão vil quanto seu escravo. A alma é, pois, inteligência e divindade, mas o corpo, pó e corrupção”.
(7)”Escolhe o melhor com honestidade e liberdade e fica com tua escolha”.
(8)”Define ou descreve com precisão cada coisa que tua imaginação alcançar, de maneira que possas ver e diferenciar tua essência nua do conjunto”.
(9)”Tu deves ter à mão os princípios necessários para compreender o divino e o humano e para fazer todas as coisas, mesmo as menos importantes, lembrando-te da ligação entre ambas”.
(10)”Existes como parte do todo”.
(11)”Resigna-te de boa vontade a Cloto, permitindo que ela use seu tear como quiser”.
(12)”Lembra-te daquele que se esquece de para onde a estrada conduz; de que os homens frequentemente estão em desacordo com seu companheiro mais próximo e constante, a razão que tudo conduz; (…) Não devemos fazê-lo como crianças, que aprendem com seus pais, com uma mera aceitação de tudo como fomos ensinados”.
(13)”É indiferente se morreres após muitos anos ou amanhã”.
(14)”Corre sempre pelo caminho mais curto. (…) Assim, fala e age de acordo com a regra mais vibrante”.
(15)”Segue um caminho reto, conduzido pela tua própria natureza e pela natureza do universo, sendo que ambos apontam para a mesma direção”.
(16)”O caráter de suas impressões mais frequentes será o da sua mente. A alma puxa as cores de suas impresões, portanto, tenha pensamentos assim: onde quer que um homem possa viver, ele viverá bem”.
(17)”A alma é subjugada ou movida por si própria e remodela todas as coisas que se apresentam de fora, seguindo qualquer julgamento que adotar em seu interior”.
(18)”Em qualquer um dos lugares onde tu foste deixado, poderia ter feito fortuna, afinal o que é fazer fortuna se não trazer boas coisas para si? E as verdadeiras boas coisas são uma mente valiosa, impulsos valorosos, ações valorosas”.
(19)”A vida é curta”.
(20)”(…) Heráclito quem disse que os homens trabalham mesmo quando dormem, atuando juntos em tudo o que está sendo feito no universo”.
(21)”Todos os julgamentos, intenções, desejos e aversões moram na alma, à qual nenhum mal pode chegar. (…) Apaga as ideias falsas e diz a ti mesmo que agora podes manter tua alma liberta”.
(22)”Nem o passado nem o futuro podem te oprimir, somente o presente”.
(23)”Aquele que é injusto é impiedoso. A natureza universal criou os animais racionais uns para os outros, sendo que cada um seria útil para o outro segundo seus méritos, nunca danoso”.
(24)”De fato, a natureza é chamada de verdade e é a primeira causa de todas as verdades”.
(25)”Os maus costumam-se deleitar-se com prazeres e possuem os meios para alcançá-los, e os bons normalmente encaram a dor e o que a acarreta”.
(26)”Podes eliminar vários problemas sem importância que te aborrecem, pois eles residem inteiramente na tua opnião”.
(27)”Aprende um método para perceber como as coisas mudam, transformando-se umas nas outras. (…) Resigna-se completamente à justiça em todas as suas atitudes e à lei do universo em tudo o mais que acontecer”.
- Marco Aurélio (Roma, 20 de abril de 121 – Vindobona ou Sirmio, 17 de março de 180).
Autor:
Bernardo de Miranda (26/02/2023)