19.3 C
São Paulo
domingo, 17 de novembro de 2024

A febre maculosa está preocupando os humanos, mas a doença também é fatal aos animais de estimação, entenda:

Governo do Estado de São Paulo emite alerta relacionado a febre maculosa, um surto regional da doença em Campinas chama a atenção de todos para locais de riscos, sintomas e prevenção.

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adultos).

Os principais sintomas da febre maculosa incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, erupção cutânea característica e, em casos mais graves, podem ocorrer complicações como respiratória, insuficiência renal, entre outras e pode levar ao óbito.

A prevenção da febre maculosa envolve medidas como evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas protetoras (como calças compridas e camisas de manga longa) ao passar por áreas de vegetação densa, aplicar repelentes de insetos e realizar uma verificação minuciosa do corpo em busca de carrapatos após atividades ao ar livre.

Se você suspeitar que contraiu febre maculosa ou apresentar sintomas semelhantes, é importante procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado com antibióticos são essenciais para evitar complicações graves. Recomendamos sempre consultar profissionais de saúde ou autoridades de saúde para obter informações atualizadas e precisas sobre a febre maculosa em sua região.

Os sintomas da febre maculosa em animais de estimação podem variar e incluem febre, letargia, falta de apetite, dificuldade respiratória, dores musculares, vômitos, diarreias e presença de manchas vermelhas ou roxas na pele do animal. Assim como nos humanos, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para a recuperação do animal.

A febre maculosa também pode afetar animais de estimação, como cães e gatos. Os carrapatos infectados são os responsáveis ??por transmitir a bactéria Rickettsia para os animais.

A febre maculosa pode ser fatal para o seu pet, portanto ao verificar qualquer sintoma é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, somente um profissional poderá realizar exames e prescrever o tratamento apropriado.

A prevenção da febre maculosa em animais de estimação, envolve medidas simples como a aplicação regular de produtos antiparasitários que ajudam a prevenir e controlar infestações de carrapatos, é importante evitar o acesso a áreas com alta incidência de carrapatos, como matas e locais com vegetação densa.

Lembre-se de consultar sempre o veterinário para obter orientações específicas sobre como proteger seu amiguinho contra a febre maculosa e outras doenças transmitidas por carrapatos.

Clínica Veterinária Pet Dog Center é especialista em gatos e cachorros de todos os portes e raças.

Consultas, exames, vacinas, cirurgias, rações e pet shop, venha para a Av. Pedro José Cardoso, 387 – Vila Paulista, Cubatão – SP, 11510-100

Telefone e Whatsapp: (13) 3361-3155

Cristiane Lima
cristianelima
Consultora de Marketing Digital - Pós-Graduada em Marketing pela FMU - Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por psicologia, e futura psicóloga, pela Unisantos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio