– Recorde para um primeiro trimestre, Receita Operacional Líquida apresentou crescimento de 44,1% em comparação ao mesmo período de 2022
– Companhia registrou ainda recorde histórico de EBITDA Ajustado, com crescimento de 45,3% e valor total de R$ 165,8 milhões entre janeiro e março de 2023
– Recorde histórico de EBITDA Ajustado da Navegação Costeira para um primeiro trimestre, totalizando R$ 128,2 milhões
– Recorde histórico de Receita Operacional Líquida referente à Armazenagem e Outros Serviços no TVV, de R$ 48,2 milhões
A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, além de operações na ponta rodoviária, divulgou, nesta quarta-feira (10/5), os resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre de 2023. Entre os destaques do período estão o recorde histórico de EBITDA Ajustado, maior Receita Operacional Líquida (ROL) para um primeiro trimestre, o lançamento da Universidade Corporativa da Log-In (Unilog-In) e o Go Live do projeto de implementação do novo ERP da Companhia.
A Receita Operacional Líquida foi de R$ 559,7 milhões nos três primeiros meses do ano de 2023, uma alta de 44,1% se comparada ao mesmo período do ano anterior. Os principais fatores para este crescimento estão relacionados ao aumento de volume movimentado pelos trades de Cabotagem e Mercosul, melhor mix de cargas e estratégia de precificação. Também foi destaque a ROL gerada pelo Transporte Rodoviário de Cargas em função das aquisições da Tecmar Transportes e do Grupo Oliva Pinto, em março e dezembro de 2022, respectivamente.
Com relação ao EBITDA Ajustado, a Log-In superou em 45,3% o valor registrado no 1T22, totalizando R$ 165,8 milhões. Além dos fatores citados anteriormente é possível incluir, ainda, a movimentação de cargas com maior rentabilidade, a continuidade do processo de conversão de cargas do modal rodoviário, as operações pontuais de Feeder e adição do EBITDA do Transporte Rodoviário de Cargas.
De acordo com o CFO e Diretor de Relações com Investidores da Log-In Logística Intermodal, Pascoal Gomes, o bom desempenho no trimestre é resultado de um planejamento assertivo que buscou o aperfeiçoamento da estratégia de prospecção de clientes, a conversão de cargas do modal rodoviário e o fortalecimento da intermodalidade. “A Log-In tem investido cada vez mais em iniciativas que impulsionem o desenvolvimento da Companhia como um todo com a ampliação das frentes de negócios da empresa. Isso engloba também iniciativas ambientais, sociais e de governança. Nesse sentido, temos observado um salto importante nos resultados, o que demonstra que estamos navegando na direção correta”, explica Pascoal.
Navegação Costeira
Os indicadores do primeiro trimestre de 2023 das operações relacionadas ao serviço de Navegação Costeira demonstraram a robustez dos negócios da Log-In. Ao todo, a companhia obteve um crescimento de 10% na Receita Líquida do segmento de Navegação Costeira durante o período, com total de R$ 329,5 milhões. Quanto ao EBITDA Ajustado, a frente de Navegação foi responsável por R$ 128,2 milhões, um salto de 22,4% em comparação aos R$ 104,8 milhões do 1T22.
O crescimento destes resultados está atrelado, sobretudo, ao bom desempenho dos serviços prestados pela Companhia. Na Cabotagem, houve aumento de 19% no volume da movimentação de contêineres em relação ao 1T22, além do incremento da ROL unitária como consequência de um melhor mix de cargas movimentadas. Neste período, segundo os dados da ABAC, a Cabotagem de contêineres no Brasil cresceu cerca de 9%, reforçando o aumento da participação da Log-In neste tipo de transporte. No Mercosul, a receita foi proporcionalmente maior ao aumento de volume devido à melhor rentabilidade das cargas movimentadas. Já a Receita do Feeder foi beneficiada por operações pontuais com melhor margem no trimestre, trazendo novas receitas para a Log-In.
Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) também foi responsável por recordes no primeiro trimestre de 2023. Apesar de apresentar uma queda na movimentação de contêineres de 13,7% e na movimentação de carga geral de 20,9% em relação ao 1T22, o TVV apresentou um aumento em Receita Operacional Líquida de 10,9% em comparação ao 1T22, alcançando o recorde histórico de R$ 85,5 milhões. Ainda, o EBITDA Ajustado do Terminal, de R$ 41,4 milhões, foi o maior para um primeiro trimestre, com crescimento de 29,5% em comparação ao 1T22.
Entre os principais responsáveis pelos resultados estão o recorde na linha de receita dos serviços acessórios, de R$ 48,2 milhões, especialmente pelo incremento de operações de armazenagem e serviços, através da captura de carga de projetos (máquinas e equipamentos) e tubos, com alto valor agregado. Além disso, a melhor precificação da carga geral também beneficiou positivamente a ROL no 1T23.
Segundo o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, os resultados do trimestre apontam para uma decisão acertada com relação ao desenvolvimento do terminal. “Registramos recorde histórico de receita de armazenagem e outros serviços pelo quinto trimestre consecutivo, o que demonstra a assertividade da decisão tomada pela Log-In de promover o desenvolvimento de um terminal cada vez mais alinhado às demandas multipropósito e multicargas”, acrescenta Paixão.
Transporte Rodoviário de Cargas
Com relação à frente de Transporte Rodoviário de Cargas, a Log-In registrou uma Receita Operacional Líquida de R$ 125,7 milhões e um EBITDA Ajustado de R$ 10 milhões de janeiro a março de 2023.
Entre os destaques 1T23 estão: o processo contínuo de adoção de sinergia entre os negócios da Tecmar Transportes e da Log-In que, a partir de uma atuação conjunta, movimentaram 530 TEUS no 1T23; a adoção de uma nova estratégia de preços, a partir da melhoria do nível de serviço, que impactou positivamente o resultado; as iniciativas realizadas para otimizar a eficiência operacional e, adicionalmente, a inclusão do Grupo Oliva Pinto.
Outros destaques foram a implementação da nova cultura na Tecmar, focada em segurança, e a revisão de processos e procedimentos, já com reflexos práticos. Em março de 2023, a Tecmar registrou o melhor nível de serviço da história da empresa. Adicionalmente, vale ressaltar o início da operação em Santos onde a transportadora começou a atuar prestando serviço de operações para a Log-In no transporte de contêiner na ponta rodoviária, que conta com 35 caminhões dedicados.
A aquisição, no 4T22, do Grupo Oliva Pinto, transportadora estabelecida em Manaus e especializada no atendimento da Região Norte do Brasil, está inserida na estratégia de crescimento da Tecmar Transportes com objetivo de expandir sua operação e criar valor para seus clientes.
A partir disso, no 1T23, houve a chegada da equipe responsável pela nova gestão da Oliva Pinto e a realização de um mapeamento detalhado da empresa, chamado de plano de 100 dias, cujo foco são ações de curto prazo que auxiliarão na implementação das ações estruturais de médio prazo para transformação da organização.
Agenda EESG
Desde 2020, a Log-In vem trabalhando no processo de construção de uma agenda EESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa, com a inclusão da perspectiva Econômica) direcionada pela necessidade genuína de um ambiente sustentável de seus modelos de negócio. As iniciativas estruturadas ao longo dos últimos anos fazem parte do roadmap da Agenda ESG da Companhia, desenvolvida junto com a liderança e permeada para toda a organização.
Neste sentido, todas essas iniciativas são apresentadas de forma transparente, com indicadores tangíveis e claros, no Relatório de Sustentabilidade, em conformidade com as Normas GRI (Global Reporting Initiative) e com o Sustainability Accounting Standards Board (SASB).
Entre os destaques do 1T23 dentro da dimensão ambiental, destacam-se a certificação do terceiro inventário de Gases do Efeito Estufa, de acordo com o padrão internacional GHG Protocol e assegurado por empresa externa e a captura dos benefícios de investimentos realizados com a implementação de novas tecnologias, como retrofits que aumentam o desempenho na integração de casco-hélice-motor, sistemas inteligentes de controle automático de performance dos motores das embarcações, aproveitamento dos gases de descarga para geração de calor, promovendo redução do consumo de bunker.
Além disso, a Log-In realizou ainda o aprimoramento dos controles e softwares dos motores eletrônicos, provendo melhor desempenho e consumo de combustível, a manutenção e pintura nas últimas docagens proporcionando melhor performance da operação, e o investimento em novos softwares capazes de otimizar as rotas de navegação, aumentando a performance da frota.
Quanto aos novos navios em construção, houve a implementação de tecnologias inovadoras de última geração, como motores com comando totalmente eletrônico de última geração, capazes de manter o nível de performance com um consumo de combustível muito menor.
As iniciativas voltadas à sustentabilidade social também são prioridade para a Log-In, que realizou no primeiro trimestre de 2023 a Semana da Diversidade e Inclusão, cujo tema foi a “Atitude Inclusiva”, e abertura da nova turma de trainees da Companhia.
A empresa conta com destaques relacionados também à governança corporativa com a divulgação do Manual de Conduta Ética para colaboradores e na cadeia de fornecedores e a criação de uma agenda recorrente de treinamentos correlatos. Além disso, a Log-In realizou a Campanha “Parceiro Log-In” para reconhecimento e premiação dos fornecedores de maior nível de serviço. A classificação está baseada em 52 requisitos de qualidade que abrangem os temas saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.
Sobre a Log-In Logística Intermodal
A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota própria de sete navios porta-contêineres com capacidade total de 18.050 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a Companhia anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também as empresas recém adquiridas Tecmar Transportes e Oliva Pinto, que trazem maior sinergia entre a Cabotagem e o transporte rodoviário e integração entre modais.
Conheça mais os nossos serviços em: www.loginlogistica.com.br.
Autora:
Renata Oliveira