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Inteligência Artificial na Comunicação como suporte criativo

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Se comunicar é criar a sua própria história, por isso, ela deve ser contada com começo, meio e fim por especialistas em produção de textos

A Comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa ou negócio, por isso, deve estar na lista de um dos elementos mais importantes para a evolução de qualquer projeto.

Ainda mais nos dias de hoje, saber se comunicar, e com quem, se tornou a sobrevida para qualquer tipo de produto ou serviço. Além do mais, com o avanço tecnológico, as pessoas possuem ainda mais facilidade em mudar de opinião.

Preocupados em criar conteúdo dos mais diversos tipos e, muitas vezes, por redução de custos, empresário e empreendedores utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para criar posts de redes sociais e texto para blogs. É fato que ferramentas deste tipo ajudam bastante, contudo não a solução.

Pessoas buscam experiências e boas histórias

O fato é que os consumidores pagam tanto pela experiência, como pelo produto ou serviço. Um não vive sem o outro. E oferecer este combo é o primeiro passo para entregar conteúdo de qualidade.

Grandes empresas têm tido muito sucesso ao oferecerem para seus clientes a razão pela qual criam seus produtos ou serviços, como já exposto por Simon Sinek no The Golden Circle.

Isso quer dizer que os consumidores compram conceitos e histórias.

E para contar estas histórias é preciso que haja alguém que a escute e a escreva de forma estruturada e atrativa, com começo, meio e fim.

Neste sentido, ferramentas de IA são excelentes apoios de criatividade, oferecendo ideias e conceitos que, muitas vezes, não enxergamos. Mas, para contar tudo o que uma marca é e pode fazer, é preciso um profissional humano qualificado, como um jornalista, que vai entender o mercado, o nicho, o público-alvo e que irá se comunicar da forma mais adequada.

Não há como trocar um pelo outro. A empresa que apenas utiliza a IA para se comunicar, não terá sucesso, e o profissional de Comunicação que não se apoia nas ferramentas tecnológicas para ser mais criativo e para poder explorar possibilidades, não conseguirá prestar um serviço diferenciado.

Por Rafael Gmeiner

Jornalista especialista Produção de Conteúdo, CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há mais de 20 anos atua com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites.

Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores.

Há mais de 10 anos, é especializado no setor de Franquias, mas atende clientes de diversos mercados.

Autor:

Rafael Gmeiner

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