Início Opinião Clínicas particulares registram aumento na procura pela vacina contra 9 subtipos do...

Clínicas particulares registram aumento na procura pela vacina contra 9 subtipos do vírus do HPV

0

O novo imunizante oferece proteção contra nove subtipos do vírus, cinco a mais que a vacina aplicada no SUS

Uma nova vacina contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) chegou ao Brasil recentemente e já está disponível para aplicação na rede privada. Chamado de Gardasil 9, o imunizante desenvolvido pela farmacêutica MSD oferece proteção contra nove subtipos do vírus — cinco a mais que a vacina aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Clínicas particulares já percebem um aumento significativo na procura pelo imunizante. No Lach, Laboratório e Clínica no Jardim Botânico, na primeira semana deste mês aplicou as três doses que tinha em estoque e outros pacientes estão aguardando em uma fila de espera a chegada de outras doses. De acordo com Yara Bueno, responsável pelo setor de imunização da clínica, a expectativa é aplicar em média pelo menos duas imunizações por semana.

A nova vacina inclui os subtipos 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV, além dos subtipos 6, 11, 16, 18 que existiam na versão anterior. A infecção pelo HPV está entre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns no Brasil e no mundo. Já a vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, ou seja, imuniza contra 4 sorotipos do vírus. “A nova Gardasil, disponibilizada pelo Lach, imuniza contra 9 sorotipos. Existem 14 tipos de HPV são de alto risco, então quanto mais sorotipos forem disponibilizados na imunização, mais segurança a pessoa imunizada terá”, destaca Yara Bueno.

Dados do Ministério da Saúde estimam que haja entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil e que surjam 700 mil novos casos de infecção por ano. O vírus é responsável por provocar verrugas genitais, além de ser o principal fator associado aos cânceres de útero, da vulva, da vagina e do ânus.

Estudos indicam que esses cinco novos subtipos são responsáveis por um acréscimo de 20% dos casos de câncer de colo de útero (além dos 70% causados pelos quatro subtipos contidos na vacina quadrivalente), sendo os nove subtipos da vacina responsáveis por 85% dos casos de câncer vaginal.

O que é o HPV?

Vírus transmitido pela relação sexual ou pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, o HPV é responsável pela quase totalidade dos casos de câncer do colo do útero, por mais de 90% dos casos de câncer anal e por 63% dos cânceres de pênis, além de parte de outros tipos de tumores, como os de garganta, vulva e vagina.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para quem a vacina é recomendada?

A nova vacina é indicada para meninos e meninas, homens e mulheres de 9 a 45 anos. Para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o esquema vacinal é de duas doses, com seis meses de intervalo.

Já a partir de 15 anos, recomenda-se três doses, sendo a segunda dois meses após o início do esquema vacinal e a terceira, seis meses depois (esquema 0-2- 6 meses). Imunodeprimidos de 9 a 45 anos, independentemente da idade, devem receber três doses, também no esquema 0-2-6 meses.

Autora:

Danielle Campos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile