29.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Registro de projetos de arquitetura em vídeo mantém alta mesmo após pandemia

A pandemia da covid-19 foi um momento em que muitos negócios e empreendedores tiveram que apostar massivamente na tecnologia como forma de apresentar seus produtos e serviços pela internet, em razão do distanciamento social.

Construtoras, imobiliárias, loteadoras, escritórios de arquitetura, decoração e paisagismo foram alguns dos que apostaram em aplicativos, perspectivas de alta resolução, realidade aumentada, imagens em 360 graus e vídeos para manter ou até mesmo aumentar as vendas.

Passado o pior período, essa tendência parece ter chegado pra ficar. Isso acontece pelo fato de a arquitetura e decoração serem muito visuais e terem apelo tátil, mas também pelo próprio apelo dos vídeos.

Pessoas consomem cada vez mais vídeos no seu dia a dia

Pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media no primeiro trimestre de 2022 aponta que 98% das pessoas assistiram a conteúdos de vídeo dentro de casa na época. Além disso, 65% delas, em média, assistem a conteúdos em vídeo em casa em um dia.

A mesma pesquisa mostrou que a faixa etária que mais vê vídeos online são as pessoas entre 35 e 49 anos, com destaque para a classe C.

De olho nessa lacuna, o empreendedor Daniel Paiva apostou no mercado de audiovisual. Ele tem uma experiência prévia no mercado de construção, já que é formado em Design de Interiores e fundador da ConstructWeb, plataforma reconhecida nacionalmente pelo 100 Open Startups como uma das mais inovadoras na área de construção.

“Sinto que esse mercado de vídeos institucionais para arquitetos, construtoras, incorporadoras, designers de interiores, imobiliárias, e etc, ainda é muito carente de conteúdo bem produzido e que seja ao mesmo tempo profissional e acessível”, argumenta Daniel.

Inicialmente, ele, que é Miracema (RJ), está focando em projetos na Região Sudeste. Mas a ideia é que o campo de atuação aumente.

O que são vídeos institucionais?

Para quem não entende muito do assunto, um vídeo institucional é como se fosse um curta-metragem oficial de um negócio, por meio do qual você pode contar sua história, transmitir sua missão, seus valores e, claro, promover produtos e serviços.

O objetivo de um conteúdo desse tipo é mesmo divulgar a marca, aumentar a visibilidade da empresa, contribuir com a construção da reputação e aumentar as vendas.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, desenvolvedora multinacional de ferramentas de marketing de conteudo, 81% das empresas já utilizam o vídeo como uma ferramenta de marketing.

Não à toa, a pesquisa da Kantar apontou que 63% de todo o investimento em publicidade em 2021 foi direcionado para o vídeo.

Vídeo ajuda em vendas

E para quem acha que o vídeo não vende, uma pesquisa da VidMob, plataforma de inteligência artificial e machine learning, comprova a relevância desse tipo de conteúdo inclusive para a chamada conversão em venda. Que é quando uma pessoa interessada em um produto ou serviço de fato o adquire.

O estudo concluiu que quando anunciados na internet, os vídeos apresentam um desempenho 30% superior em relação a outros tipo de anúncio, como texto e/ou imagem.

Autor:

Daniel Paiva Filmmaker

www.danielpaivafilmmaker.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio