Que Tipo de Treinamento Você Oferece Aos Seus Colaboradores? Que Qualificações Sua Equipe Já Possui? Quais as Qualificações Necessárias Para Satisfazer Aos Padrões Exigidos?
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Seja oferecido pelos Departamentos de Treinamento das empresas ou através dos Gerentes, todo treinamento deve atender a dois objetivos específicos:
- Oferecer qualificação às pessoas, a fim de capacitá-las a exercer suas atividades profissionais;
- Oferecer-lhes a vontade de melhor exercerem essas atividades.
O primeiro tipo será baseado pelas necessidades da organização e pelas aptidões que os colaboradores já possuem.
Mas, primeiramente o gestor precisará determinar o que seus funcionários precisam aprender e, nesse contexto, algumas perguntas ajudarão ao Gerente a encontrar a resposta:
- Que qualificações as pessoas já possuem?
- Quais as responsabilidades de cada função?
- Quais as metas do setor?
- Quais as qualificações necessárias para satisfazer aos padrões exigidos pela organização?
- Qual é déficit existente entre as qualificações necessárias e aquelas que os colaboradores já possuem?
Porém, oferecer aptidões às pessoas é apenas a primeira parte do treinamento, pois as pessoas necessitam ser motivadas a colocar em prática as qualificações que elas agregaram ao seu portfólio de conhecimentos.
Por esse motivo, parte do treinamento deve ser motivador por natureza e, na medida em que o Gerente desenvolver uma estratégia para tentar motivar seu pessoal, o gestor deverá fazer-se as seguintes perguntas:
- O que os colaboradores necessitam saber sobre a empresa, a fim de obter sentido de orgulho? A história da organização? Seus produtos e serviços? As principais realizações da empresa? Suas tradições? Sua filosofia? Seus valores?
- Que tipos de treinamento para o crescimento pessoal aumentarão sua autoestima e confiança? Seria um treinamento sobre a melhor maneira de apresentar uma imagem pessoal adequada? Seria um treinamento sobre qualificações específicas?
Dessa forma, o Gerente deve sempre ter em mente que o treinamento de seu pessoal deve assumir diferentes formas e, quanto mais variado for, melhores resultados ele proporcionará.
FONTE: “Dez Passos Para o Empowerment”. Diane Tracy, Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1994