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quarta-feira, 19 de junho de 2024

Gerente Ofereça Qualificação e Vontade de Aprender aos Seus Colaboradores Através do Treinamento

Que Tipo de Treinamento Você Oferece Aos Seus Colaboradores? Que Qualificações Sua Equipe Já Possui? Quais as Qualificações Necessárias Para Satisfazer Aos Padrões Exigidos?

Seja oferecido pelos Departamentos de Treinamento das empresas ou através dos Gerentes, todo treinamento deve atender a dois objetivos específicos:

  • Oferecer qualificação às pessoas, a fim de capacitá-las a exercer suas atividades profissionais;
  • Oferecer-lhes a vontade de melhor exercerem essas atividades.

O primeiro tipo será baseado pelas necessidades da organização e pelas aptidões que os colaboradores já possuem.

Mas, primeiramente o gestor precisará determinar o que seus funcionários precisam aprender e, nesse contexto, algumas perguntas ajudarão ao Gerente a encontrar a resposta:

  • Que qualificações as pessoas já possuem?
  • Quais as responsabilidades de cada função?
  • Quais as metas do setor?
  • Quais as qualificações necessárias para satisfazer aos padrões exigidos pela organização?
  • Qual é déficit existente entre as qualificações necessárias e aquelas que os colaboradores já possuem?

Porém, oferecer aptidões às pessoas é apenas a primeira parte do treinamento, pois as pessoas necessitam ser motivadas a colocar em prática as qualificações que elas agregaram ao seu portfólio de conhecimentos.

Por esse motivo, parte do treinamento deve ser motivador por natureza e, na medida em que o Gerente desenvolver uma estratégia para tentar motivar seu pessoal, o gestor deverá fazer-se as seguintes perguntas:

  • O que os colaboradores necessitam saber sobre a empresa, a fim de obter sentido de orgulho? A história da organização? Seus produtos e serviços? As principais realizações da empresa? Suas tradições? Sua filosofia? Seus valores?
  • Que tipos de treinamento para o crescimento pessoal aumentarão sua autoestima e confiança? Seria um treinamento sobre a melhor maneira de apresentar uma imagem pessoal adequada? Seria um treinamento sobre qualificações específicas?

Dessa forma, o Gerente deve sempre ter em mente que o treinamento de seu pessoal deve assumir diferentes formas e, quanto mais variado for, melhores resultados ele proporcionará. 

FONTE: “Dez Passos Para o Empowerment”. Diane Tracy, Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1994

https://www.facebook.com/profigestao

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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