17 C
São Paulo
domingo, 24 de novembro de 2024

Documentário conta história dos 50 anos do Tratado de Itaipu

Assinado em 26 de abril de 1973, documento foi um marco na diplomacia mundial. Negociações e estudos para construção da usina envolveram de Guimarães Rosa a filho de Einstein.

Atenção, editores: fotos do making of nos links. Crédito: VideoUp.

Qual a relação que personalidades como o escritor Guimarães Rosa e o físico Albert Einstein têm com a história de Itaipu? A resposta está no documentário “Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu”, que está sendo lançado neste dia 26 de abril, data em que o documento chega ao seu cinquentenário. 

A participação do escritor brasileiro nas negociações entre Brasil e Paraguai e os estudos de Hans Albert Einstein sobre sedimentos para o reservatório estão entre as curiosidades da obra. O filme de 30 minutos explica o contexto histórico das negociações, além da importância jurídica do acordo entre Brasil e Paraguai, considerado uma referência da diplomacia no mundo todo.

O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social da margem esquerda (brasileira) da usina e pela produtora VideoUp. O documentário está disponível na conta da Itaipu no Youtube, além de compartilhamentos nas outras redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn). Veja aqui: www.youtube.com/watch?v=4_SCd2aavB4

“Itaipu é muito mais uma obra de relações exteriores e de respeito mútuo do que apenas uma obra de engenharia civil. E esses aspectos estão bem resumidos neste nosso filme”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

O trabalho foi feito com base em uma pesquisa minuciosa e resultou em mais de 30 horas de gravação. Ao longo de seis meses, foram envolvidas 60 pessoas, entre historiadores, juristas, diplomatas, engenheiros, administradores e jornalistas. “O maior desafio foi contar em alguns minutos uma história tão longa”, resumiu o diretor do documentário, Marcelo Hammarstron.

De acordo com o chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Flávio Miranda, a história do Tratado de Itaipu é a história de Itaipu, “no entanto, muita gente conhece a saga de brasileiros e paraguaios para construir a usina hidrelétrica e os seguidos recordes de produção, e não sabe o que aconteceu antes daquele 26 de abril de 1973.”

Além do documentário, a Comunicação Social preparou outras ações, como a mostra “Itaipu, uma obra diplomática”, no Ecomuseu; o lançamento de um livro sobre o Tratado; e uma cerimônia, no dia 26, que reuniu diretores brasileiros e paraguaios da binacional, conselheiros, autoridades e empregados de Itaipu na pista em frente ao Edifício da Produção da usina, sobre o Rio Paraná, que demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai.

Ficha técnica

Título: Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu

Ano: 2023

País: Brasil

Idioma: Português

Duração: 28 minutos

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Direção: Marcelo Hammarstron

Produção: VideoUp/Itaipu Binacional.

Autoria:

Imprensa Itaipu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio