Segundo estudo da Scanntech, em 2022 a cesta de Páscoa começa a crescer suas vendas gradualmente, a partir de seis semanas antes da Páscoa, mas os brasileiros, conhecidos por deixar tudo para a última hora, turbinam as vendas na semana da data, quando a cesta de produtos sazonais atinge participação de 18,2% nas vendas totais dos Supermercados e Atacarejos Regionais do País. Nas demais semanas do ano, a participação é de 5,8%.
Em 2022 a cesta dos produtos de Páscoa cresceu 35% no período de seis a duas semanas que antecedem a data comemorativa em relação à média das demais semanas do ano. Em 2023 este índice ficou em 41%. Chocolates puxaram este crescimento da cesta de Páscoa em 2023, já que no ano passado tinham crescido 22% no período e este ano cresceram 40%, seguidos do creme de leite, que no ano passado cresceu 4% contra 9% este ano. Todas as demais categorias da cesta de Páscoa reduziram seu crescimento neste período contra a média do ano.
Autor:
Gabriel Godois