O quadrinista André Caliman lançará um livro de HQ – “Era Uma Vez no Contestado”, sobre a Guerra do Contestado, um dos conflitos mais sangrentos da história brasileira que ocorreu entre 1912 e 1916, na região que hoje compreende os estados de Santa Catarina e Paraná.
Para se inspirar e buscar informações precisas para a criação de sua obra, Caliman está viajando por Santa Catarina e visitando as principais cidades onde ocorreram os conflitos. Em sua jornada, ele tem entrevistado historiadores e pesquisadores, que têm contribuído com informações valiosas para enriquecer o seu trabalho. “Estou muito animado com esse projeto e sinto uma grande responsabilidade em retratar de forma fiel e respeitosa esse importante episódio da história do nosso país”, afirma Caliman.
O livro de HQ sobre a Guerra do Contestado contará com ilustrações detalhadas e uma narrativa envolvente, que promete transportar o leitor para a época dos conflitos. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2024 e promete ser um marco na produção de histórias em quadrinhos sobre a história brasileira.
André também aproveitou a viagem e fez parceria com a Associação de Amigos do Museu do Contestado e o IFSC Campus Caçador, que trazem para a cidade e região uma atividade artístico-cultural e educativa imperdível: a Oficina de Histórias em Quadrinhos. A Oficina foi criada com o objetivo de oferecer aos participantes um contato mais aprofundado com a parte teórica dos quadrinhos, além de uma experiência prática de imersão, que inclui criação de roteiros, narrativas, desenhos com proporção, luz, sombra e perspectivas, entre outros.
Sobre a Oficina
A oficina gratuita ocorrerá de 24 a 28 de abril, das 19h às 21h, na sala da Associação de Amigos do Museu do Contestado, localizada na Rua Anita Garibaldi, 55, sala 02, em Caçador/SC. A idade mínima para participar é 14 anos e as vagas são limitadas. Para se inscrever e obter mais informações, basta entrar em contato pelo Whatsapp (49) 3567-1582.
Sobre André Caliman
André Caliman é um quadrinista brasileiro, formado na Belas Artes do Paraná. Com mais de dez anos de experiência no mercado de quadrinhos, já ilustrou diversas revistas e livros, tendo recebido prêmios e reconhecimento por seu trabalho. O livro de HQ sobre a Guerra do Contestado é um projeto pessoal e ambicioso de Caliman, que espera contribuir para a valorização da história e da cultura brasileiras através da arte dos quadrinhos. Contemplado no edital cultural Mecenato de Curitiba e incentivado pela Positivo, o projeto segue a todo vapor durante todo este ano de 2023.
Em 2006, publicou seu primeiro trabalho na revista Quadrinhópole, com a qual venceu, junto a outros artistas, o prêmio HQMIX. Em 2014 lançou a HQ “Revolta!”, com texto, desenhos e edição própria. Participou de diversas coletâneas em quadrinhos, como a revista “Avenida”, o álbum “Bocas Malditas” e “Cidade Sorriso dos Mortos Vivos”, além de editar o álbum “Um Rock Para Caçador”, feita aqui em Caçador. A partir de 2017, publica na editora Edinumen, com títulos em diversas línguas, incluindo “Ladrones de Tesoros”, “Aventure en Amazonie”, “Lost in Connection” e “Ciudad Capital”. Em 2020, realizou a exposição individual “O Viajante Ilustrado” com publicação de catálogo próprio. No mesmo ano, publicou a webcomic “As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz”. No final do ano de 2021, lançou a Novela Gráfica “O Mistério do Pirata Avarento”. Em 2022, publicou o projeto multimídia “As Vidas da Independência do Brasil” e a HQ noir “O Irresistível Alvo”.
Autora:
Livia Zeferino