23.5 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Rentabilidade dos Planos CELOS é destaque em estudo 

Levantamento indicou que o resultado dos últimos cinco anos dos planos administrados pela CELOS foi superior à mediana das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Estudo realizado pela Aditus Consultoria, empresa que oferece análises de investimentos e de risco, com universo de 113 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC`s) apontou que o resultado dos últimos cinco anos dos planos administrados pela CELOS foi superior à mediana das Entidades. 

A Fundação apresentou maior rentabilidade e menor risco, sendo que a do plano Misto foi de 65,94% enquanto a mediana considerando 53 planos do tipo Contribuição Variável (CV) foi de 52,29%. Já para o plano Transitório a rentabilidade foi de 61,82% e a mediana considerando 88 planos do tipo Benefício Definido (BD) foi de 58,21%. 

Para ambos os planos o VaR (Value at Risk), ao longo do tempo, foi inferior às demais EFPC`s. O VaR é uma métrica estatística que mede a perda máxima para um certo período de tempo, dado um intervalo de confiança, ou seja, serve para apontar o nível de risco de uma carteira. 

Outros comparativos interessantes são o CDI (principal indicador de desempenho para renda fixa), que apresentou rentabilidade de 36%, o Ibovespa (principal indicador de desempenho para renda variável) com retorno de 43,63% e a poupança com resultado de 24,21%. 

Portanto, apesar dos planos terem apresentado resultado abaixo das metas atuariais (meta do Plano Misto foi de 67,49% no período e a do Transitório de 67,70%), impactadas nos últimos dois anos pela alta inflação, os resultados dos planos CELOS se destacaram perante as alternativas de investimentos existentes no período.

Autora:

Dariane Carvalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio