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sábado, 23 de novembro de 2024

Balanço: para além do eixo Rio-São Paulo, Carnaval de Salvador se destaca como um dos mais atrativos para as marcas

Após dois anos de hiato, o Carnaval de Salvador voltou com forte presença no digital e
atraiu grandes patrocinadores como Tik Tok e iFood; dados mostram máxima na
ocupação de hotéis e recorde de visitantes e arrecadação

São Paulo, março de 2023 – Visto como maior evento do ano no Brasil, diversas marcas aproveitam o Carnaval para fazer lançamentos e promover ativações. Para além do eixo Rio-São Paulo, onde a grande imprensa dedica maior atenção, em especial devido aos desfiles das escolas de samba, uma outra cidade brasileira tem voltado a se destacar e atraído a atenção de diversas marcas: Salvador.

Fora do radar de boa parte da grande imprensa há pelo menos 15 anos, o carnaval de Salvador registrou saldo positivo nas festividades do último mês e atraiu milhões de turistas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), os hotéis da cidade registraram 96,5% de ocupação durante o Carnaval, número este superior ao período pré-pandemia e que chegou a ser ultrapassado em algumas redes hoteleiras que tiveram 100% dos leitos preenchidos. Em todo estado da Bahia foi registrada a visita de 2,7 milhões de turistas.

Segundo Filipe Ratz, CEO e diretor executivo da Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, os indicadores de ocupação de hotéis mostram o potencial de Salvador frente às cidades de São e Rio de Janeiro com números que competem de igual para igual, e por vezes até superam. “A busca por camarotes durante o Carnaval de Salvador também exemplifica a alta demanda de foliões. Aqui, todos os camarotes anunciaram sold out e os produtos voltados para o evento foram rapidamente esgotados neste ano”, diz.

Diferente de São Paulo e Rio, que adiaram ou adaptaram as comemorações no último ano, Salvador de fato não teve Carnaval em 2021 e 2022. Kim Nery, CCO e diretor de Criação da Pira, chama a atenção para o fato de a indústria carnavalesca ser estruturada e profissionalizada, o que permitiu que as festividades voltassem neste ano com força total mesmo após dois anos de hiato. “Dados da Secretaria de Turismo apontam para mais de R$ 5 bilhões movimentados, sem contar com a arrecadação com as cotas de patrocínios, que somam de R$ 45 milhões, proporcionando um lucro de R$ 10 milhões, segundo a Prefeitura”, destaca.

Carnaval de Salvador não está na TV mas com certeza está na internet

O Carnaval de Salvador foi o responsável por quebrar o formato de pequenas aglomerações e se tornou, de fato, a maior festa de rua do mundo. Ratz destaca que como era de se esperar, a festa também é um grande acontecimento do ambiente digital.

“Percebemos aqui a preocupação em proporcionar ao público experiências geradoras de conteúdo. Trata-se de uma tendência que permite que o produto ou serviço mesmo não sendo naturalmente do ambiente digital seja promovido por meio de ações que visem atrair o público e fazer com que este transporte a iniciativa para as redes sociais”, explica.

Na mira das marcas digitais, Salvador foi a escolhida para receber a ação do gigante e  maior player digital focado na geração Z Tik Tok, que além de patrocinar o camarote mais famoso do Carnaval de Salvador, o Camarote Salvador, também montou um bloco para desfilar passinhos virais com a presença de artistas como Luisa Sonza e Timbalada. “Não é à toa que uma marca do porte do Tik Tok escolheu patrocinar o Carnaval de Salvador e não os de outras cidades. A concentração massiva de pessoas e a distribuição de produtos fazem da festa a principal vitrine para as marcas e seus lançamentos”, diz Ratz. As comunidades digitais também impulsionaram o evento de Salvador com mais de 100 milhões de menções na plataforma.

Mudança no perfil de marcas patrocinadoras

Diferentemente do que se via antes, hoje marcas varejistas de moda, como Riachuelo e C&A não mais se destacam entre os patrocinadores. Kim Nery chama a atenção para o fato de cada vez mais players digitais voltarem a atenção para o evento em Salvador, como foi o caso do Tik Tok mencionado acima e também do iFood.

“As cervejarias continuam protagonistas quando falamos em patrocínio. Contudo, vale destacar que, mesmo sendo marcas tradicionais, muitas delas já se digitalizaram, o que reforça a tendência de digitalização de negócios e como estes têm visto no Carnaval de Salvador uma oportunidade para conversar com seu público de forma massiva”, completa Kim.

O especialista também chama atenção para o boom no patrocínio de clubes de apostas. “Este era o perfil de patrocinador pouco observado nos carnavais pré-pandemia, mas que chegaram com grande força e à frente de diversos produtos”.

Com recordes no número de turistas e também nos valores movimentados e arrecadados, o Carnaval de Salvador voltou a se destacar como praça essencial para promover a aproximação de marcas e consumidores, apontam os especialistas da Pira. 

Para o próximo ano, espera-se um destaque ainda maior para a cidade, bem como maior demanda de turistas. “Seguramente o Carnaval é o evento mais importante para a comunicação de muitas marcas, visto que todo o Brasil se mobiliza e consome conteúdos e produtos ligados de alguma forma à festa popular. Neste cenário, Salvador tem, com certeza, potencial para abrigar a maior concentração de foliões e se tornar também o Carnaval mais lucrativo para as marcas”, finaliza Ratz.

Sobre a Pira

Pira é uma empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, em especial para a geração Z. Idealizada e criada pelos sócios Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, e Kim Nery, CCO e diretor de criação, ambos com passagem por grandes empresas do segmento como Agência Califórnia e KondZilla, a empresa tem como principal objetivo de negócio promover e fortalecer a conexão entre marcas e comunidades digitais. Com sede nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA), a Pira conta com equipes distribuídas em todo território nacional. Mais informações no site.

Autora:

Thaiza Ribeiro

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