16.7 C
São Paulo
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Atividades aquáticas para idosos.

Benefícios diretos da hidroginástica.

Certamente você já ouviu de alguém, ou até mesmo sentiu na pele a expressão: “Quanto mais a idade avança, maiores são os ´problemas de saúde’. Isso é normal. Quanto mais velho, mais dor, menor elasticidade, menos mobilidade. Acostume-se!”.

Essas são as frases que costumamos ouvir quando chegamos nela, ou próximo da terceira idade. Tome cuidado. Não encare essas expressões como verdade.

Existem diversos idosos que, chegam a terceira idade, com a saúde física mais completa e forte do que quando tinham 30 ou 40 anos de idade.

É esse o seu caso? Se for, meus parabéns. Caso contrário, hoje é o dia de você iniciar o primeiro passo rumo à mudança de vida. Uma mudança que transformará você, por completo(a). O esporte na terceira idade.

Você pode estar pensando que isso não é para você! Que esses esportes são muito pesados ou difíceis para seu estado de saúde. Esqueça tudo isso! Concentre-se no que está ao seu alcance pois, que se realizado de modo correto, poderá, alterar totalmente seu estado de saúde para melhor, seu estado emocional e principalmente seu corpo!

Das práticas de pouco impacto, indicadas para os idosos, podemos citar as práticas aquáticas, pois são atividades que desenvolvem flexibilidade equilíbrio e força muscular. São de fácil realização e não causam lesões musculares.

Hidroginástica – Surgiu no Brasil por volta dos anos 70 e vem sendo cada vez mais aperfeiçoada e difundida. Atividade constituída de exercícios físicos aquáticos específicos, sempre baseados em aproveitamento da resistência da água como sobrecarga e do empuxo como redutor do impacto, o que permite a prática de um exercício, mesmo em intensidades altas, com riscos quase nulos de lesão (BONACHELA. 1994, P.46)

Realizados dentro de uma piscina, geralmente aquecida, os exercícios, são do tipo aeróbios, utilizados para o desenvolvimento de resistência muscular localizada, bem como desenvolvimento de força e flexibilidade.

As propriedades físicas da água, como a massa, o peso, a densidade, a flutuação, a pressão hidrostática, a tensão superficial a refração e a viscosidade, são utilizadas na exploração dos movimentos que diminuem as forças compressivas nas articulações, usando os músculos de forma mais equilibrada e simétrica, diminuindo assim, dores, e pressões em geral.

Assist et al, (2007) em estudo sobre a hidroginástica para idosos, concluiu que a pressão da água, proporciona diversos benefícios pessoas da terceira idade, como diminuição de inchaços, dores nas articulações, registrando também o aumento da flexibilidade. Aponta como melhora nos pacientes que utilizam-se da hidroginástica regularmente, além dos benefícios físicos a melhora no bem estar social, pois geralmente são praticados em grupos, diminuição da ansiedade, da depressão, autoconfiança tornando o aluno mais ativo e com mais vontade de viver. São praticados na piscina exercícios de atividades recreativas; atividades de socialização; atividades físicas moderadas e progressivas; atividades de força com carga; atividades de resistência e atividades de relaxamento.

Aproveite e vá ainda hoje se matricular em uma escola especializada de hidroginástica. Mas antes, consulte seu médico. As academias e escolas de hidroginástica, geralmente pedem na matricula a liberação de seu médico para a atividade física pretendida.

Autora:

Dra. Gabriela Dell’Isola C Castelini é Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia e da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Ex atleta profissional de natação. Perita Judicial do TJSP. Professora do Método Pilates e de Hidroterapia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio