O setor da construção civil vive um dos momentos mais otimistas e projeta cautelosamente um reaquecimento do mercado em 2023. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), há uma projeção de crescimento de 13,5% ainda este ano, estimativa maior que a do Produto Interno Bruto (PIB).
Nos últimos anos, as startups revolucionaram a construção civil ao introduzirem novas ferramentas digitais capazes de integrar as cadeias produtivas e minimizar impactos ambientais do setor. Para 2023, espera-se a retomada de grandes empreendimentos, obras, reformas e, sobretudo, que novos projetos saiam do papel.
Além disso, o setor vem crescendo há sete trimestres consecutivos, um resultado inédito desde 1996, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pensando nisso, listamos abaixo três empreendedores que vão revolucionar ainda mais a construção civil em 2023. Confira:
Nicolaos Theodorakis – Fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil a partir da madeira engenheirada, é empreendedor do mercado imobiliário há mais de 12 anos e, desde 2019, têm transformado o mercado de construção civil no Brasil. O executivo lançou recentemente o Arvoredo, primeiro condomínio residencial construído em madeira engenheirada no país. Localizado na Vila Madalena, em São Paulo, o empreendimento foi projetado com o propósito de reunir alta tecnologia, sofisticação e sustentabilidade. A Noah inovará ainda mais em 2023 e possui no radar lançamentos no setor de varejo, corporativo e comercial.
Vinicius Callegari – Co-Fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos. Fundada em 2018, utiliza de forma inovadora o geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada. Com esse objetivo, vai lançar novas soluções dentro da plataforma para torná-la ainda mais integrada.
Antonio Fascio – Fundador e CEO da OrçaFascio, software para orçamento de obras n°1 no Brasil, a plataforma permite que os usuários executem seus orçamentos oito vezes mais rápido que seu processo atual. Mais do que um orçamento de obras, com os módulos do OrçaFascio é possível fazer toda a gestão da obra focando em engenharia de custos e as empresas que já trabalham com BIM, podem utilizar os plugins OrçaBIM, OFHidráulico e OFElétrico, para unificar a informação do orçamento com os projetos 3D. Além disso, a empresa iniciou o trabalho com projetos complementares, como elétrico e hidráulico, essenciais para garantir o alvará de construção para cada obra. Acelerada em 2019 pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, a plataforma tem mais de 5 mil clientes como a Universidade de São Paulo (USP), SKN Incorporadora, Banco do Brasil e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa).
Autora:
Beatriz Magalhães