20.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

6 exercícios práticos do Pilates para fazer nas Férias

Durante o período de férias o Pilates vem como aliado ideal, pois os exercícios que são propostos demandam pouco tempo, são completos e trabalham todo o corpo de forma integral e individualizada.

Os benefícios de manter o corpo em movimento durante o período de férias realizando exercícios de forma geral são extensos, o Pilates em casa traz a possibilidade de manter o corpo menos rígido, manter a disposição durante o dia a dia, os desconfortos de um corpo parado longe e aproveitar todo o descanso merecido. Além disso, os estudos relacionados apontam redução significativa nas capacidades de força, flexibilidade e resistência muscular a partir de 10 dias sem treinar. Dessa forma, assim como você se alimenta com regularidade, escova os dentes e toma banho diariamente, é importante fazer dos exercícios de Pilates um hábito, fazendo bem não só para seu corpo como também para sua mente.

“É comum e faz parte do processo de relaxamento das férias diminuir um pouco a intensidade dos exercícios, porém o importante é que você se mantenha ativo pelo menos três vezes na semana é ideal separar 30 minutos para se dedicar a realizar algum exercício”, orienta Josi Araújo, professora da Pure Pilates.

No calor é muito comum ficarmos mais inchados e até cansados, e os exercícios de Pilates conseguem trabalhar vários músculos do corpo ao mesmo tempo de forma individualizada e dentro da necessidade de cada praticante. Durante os exercícios usamos a respiração a favor do movimento um dos princípios fundamentais do Pilates, a respiração realizada de forma consciente e concentrada contribui para o relaxamento dos músculos e elimina a tensão, devido à redução dos níveis de cortisol no sangue, hormônio que está ligado diretamente ao estresse, além disso, proporciona o aumento do fluxo sanguíneo que consequentemente contribui para a ativação do metabolismo.  Já a retenção de líquido pode ser causada por diversos fatores, entre elas pode ser atrelado ao sedentarismo. Afinal, a falta de movimentação faz com que o nosso corpo armazene o líquido por não ter como expulsá-lo com a devida eficiência. Independentemente da causa, alguns exercícios que o Pilates propõe são bastante eficazes para reduzir a sensação de inchaço e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Quando você se mantém ativo durante as férias além de proporcionar ao corpo aquilo que ele já está acostumado, a endorfina, o hormônio do bem-estar estará presente, trazendo mais vitalidade para a realização de outras tarefas, e mantendo o equilíbrio no seu corpo, sabendo ouvir as necessidades que ele tem, sem sair do foco, pois o processo que acontece durante e depois de uma atividade física, gera um estado de plenitude. Desta forma, se você busca descansar a mente, ter conforto, diminuir as dores, ter mais disposição, alegria, sem compulsões e exageros, nada melhor do que manter a atividade física. Porque você tira férias, mas seu corpo não.

A professora Josi Araújo da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, indica alguns exercícios que te ajudarão sem sair da rotina, estes movimentos vão contemplar força, mobilidade, flexibilidade e movimentos em vários planos para a coluna. Inclua-os no seu dia a dia e aproveite as férias longe de dores e desconfortos!

Exercício 1: Double Leg Stretch

Exercício de fortalecimento abdominal: Deitado de costas com os ombros e as escápulas elevadas do solo, joelhos flexionados a 90 e braços estendidos com as mãos na altura dos joelhos, leve os braços acima da cabeça e as pernas para frente, estendendo-as. Sem movimentar o tronco.

 Exercício 2: Single Straight Stretch (Alongamento De Uma Perna)

Deitado de costas, ombros e escápulas elevados do solo, queixo em direção ao peito, eleve uma perna para cima e segure pelo tornozelo mantendo-a estendida, enquanto a outra está paralela ao solo. Levemente troque a perna sem movimentar o tronco.

Exercício 3: Criss Cross (Cruzado)

Deitado de costas com os ombros e as escápulas elevadas do solo, flexione um joelho em direção ao peito e gire o tronco em direção ao mesmo, enquanto a outra perna estendida paralela ao solo. Objetivo deste exercício é fortalecer reto abdominal, oblíquos interno e externo.

Exercício 4: Leg Pull Front (Puxar A Perna De Frente)

Em posição de seis apoios, coluna alinhada e escápulas estabilizadas, leve o braço até a altura da orelha e a perna contralateral até a altura do quadril, retorne à posição inicial e repita o procedimento com o outro lado.

Atenção: certifique-se de que a coluna não se mova durante o movimento.

 Exercício 5: Double Leg Kicks

Deitado em prono, braços estendidos acima da cabeça e pernas estendidas. Eleve a cabeça na linha da coluna e simultaneamente eleve os dois braços na linha da orelha e as duas pernas na linha do quadril.

Exercício 6:  Side Kicks: Front And Back (Chute Lateral Para Cima E Para Baixo)

Deitado de lado em linha reta, braço de baixo flexionado sob a cabeça, mantenha a perna de baixo estendida e apoiada no solo e a perna de cima alinhada com o quadril.

Manter a rotina de exercícios físicos durante as férias é muito desafiador, mas, quando podemos contar com o apoio da família torna-se totalmente motivador, por isso, inclua exercícios que deem prazer, faça-os por necessidade e não por uma obrigação. O importante é manter sempre o corpo de forma consciente em movimento, por isso andar de bicicleta, jogar bola, nadar ou até brincadeiras com as crianças, por exemplo, além de serem modalidades diferentes do que você está acostumado a fazer, se torna muito prazeroso e com boas memórias. Caminhadas, corridas, abdominais em casa, exercícios de braço e perna que já conhece, pular corda, fazer trilha, subir e descer uma escada, (evitando o uso do elevador), são exercícios que facilmente pode incluir nos seus dias de férias.

Autoria:

Pure Pilates

Site Oficial: www.purepilates.com.br/

Instagram: @purepilatesbr

Facebook: /pure.pilates.br

4 COMENTÁRIOS

  1. O exercício em 4 apoios não se chama Leg Pull Front e nem o de prono se chama double leg kick. Ambos podem ser considerados pré pilates para realizá-los, mas o ajuste da nomenclatura se faz necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio