Além de usar produtos anticaspa, é preciso ter cuidados especiais na lavagem e secagem dos fios para ajudar a controlar e combater as indesejadas casquinhas no couro cabeludo
Quem já teve ou está com caspa sabe como é algo incômodo e que pode causar desconforto no dia a dia. Mas o problema tem solução e para ajudar quem está nessa busca, o Tudo Pra Cabelo preparou um guia rápido de cuidados e tratamentos com dicas que vão de produtos específicos até a criação de alguns novos hábitos capilares. Segundo o time de experts da plataforma especializada no tema, em primeiro lugar, é preciso descobrir a causa do problema, já que ele pode ocorrer pelas mais diversas razões. E consultar um médico dermatologista é certamente a melhor solução para isso. Com o diagnóstico correto, o profissional de saúde poderá indicar os medicamentos desenvolvidos especificamente para combater a caspa.
Geralmente os remédios com prescrição médica para caspa são antifúngicos e receitados em forma de cremes e loções antibacterianas. Eles atuam diretamente no couro cabeludo, desinflamando a pele e eliminando a formação de flocos brancos. “Corticoides em uma solução capilar ou no próprio shampoo também podem ser utilizados no tratamento”, explica o dermatologista Daniel Cassiano. Além disso, existem ainda as soluções anti-inflamatórias, retinóides e para casos extremos, medicamentos de via oral que impedem a descamação do couro cabeludo.
O hub de conteúdo de cabelos da Unilever ouviu orientações de médicos dermatologistas para combater os mais diversos casos, pois trata-se de um problema muito comum no Brasil, entre as mais diversas faixas etárias. É algo que causa desconforto tanto em homens como mulheres não apenas pelo excesso de flocos brancos no cabelo e na roupa, mas também pela coceira no couro cabeludo. Entre as soluções mais recomendadas para ajudar a aliviar esse incômodo, estão cuidados que não são nada complicados: eles passam pela alimentação saudável, por receitas caseiras, remédios específicos e cuidados especiais voltados para o couro cabeludo – como evitar água quente nos fios e deixar secá-los naturalmente, nunca dormir de cabelos molhados e passar condicionador somente nas pontas, bem longe da raiz para evitar oleosidade em excesso no couro cabeludo. Vale a pena se orientar e cuidar pois não é tão difícil se livrar do problema!
Autora:
Milene Macaroun