Evento que surgiu para integrar as crianças e adolescentes dos núcleos esportivos teve a presença do ex-tenista Gustavo Kuerten
Dando uma trégua nos dias nublados, o sol resolveu aparecer, nesta sexta-feira (22) e abrilhantar ainda mais o dia de integração que acontece, anualmente, com as crianças e adolescentes dos núcleos esportivos do Instituto Guga Kuerten. O Encontrão, como é carinhosamente chamado pelas crianças, é um dos eventos mais esperados e foi um sucesso este ano.
Um dia repleto de atividades esportivas, recreativas e culturais, que são ministradas pelos educadores do Instituto. Um dos momentos de maior euforia para garotada é quando chega o ex-tenista, Gustavo Kuerten. E o idealizador do projeto, que dedica o dia inteiro aos educandos, brincou, deu risadas e, claro, deu umas aulinhas de tênis para essa turma, que tem Guga como inspiração e sonha em seguir os passos do ídolo.
Mas não é só para a garotada que esse dia é tão especial. “Depois de um intervalo tão grande, devido à pandemia, o Encontrão esse ano tem um sabor ainda mais especial para gente. Agora é o momento de todos estarem próximos e sorrir juntos. E dessa união viver um lindo dia de integração! E eu, claro, aproveitei pra entrar em quadra, jogar tênis e brincar com a criançada.” Ressalta Guga Kuerten.
O Encontrão surgiu para integrar e comemorar o Dia das Crianças dos 420 educandos, que fazem parte dos programas sociais do IGK.
Eles integram o núcleo esportivo, do Programa de Esporte e Educação “Campeões da Vida”, que oferece oportunidades educacionais, sociais e esportivas voltadas para o desenvolvimento integral.
Com foco na inclusão social e na formação dos educandos, as atividades são realizadas em cinco núcleos: Saco Grande, Itacorubi, Biguaçu, São José e Palhoça.
Durante todo o ano, no contraturno escolar, os educadores desenvolvem dinâmicas que envolvem atividades como: oficinas de tênis, cultura e esportes complementares.
O IGK, com sede em Florianópolis, foi lançado em agosto de 2000 e desde então trabalha em defesa de duas causas: a pessoa com deficiência e o esporte educacional.
Autora:
Vanessa Martinelli