John Richard e Tuim revitalizam itens que chegaram ao final do ciclo de locação e doam para ressignificar espaços sociais
O Projeto Sofá é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, que visa doar mobiliários em ótimo estado para ONGs, Instituições ou Espaços Sociais, idealizado pelo Grupo John Richard, detentor das marcas: John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios e residências do Brasil, e Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura no país.
O projeto nasceu para ressignificar espaços e móveis. Ou seja, o mobiliário que chega no final de vida útil para locação é revitalizado por um time capacitado de profissionais do grupo, que consiste desde a avaliação do móvel até pintura, troca de estofado, marcenaria, entre outros reparos necessários. Após a revitalização, os itens ganham um novo destino, proporcionando assim ótimas condições no ocupar das camadas mais necessitadas da sociedade.
A iniciativa já atendeu 7 instituições sociais e impactou mais de 470 pessoas. Ao todo são 113 móveis que ganharam um novo propósito por meio do projeto, em espaços e parcerias como a Decor Social, Recomeçar, SAICA Estrelas do Bom Jesus e muitas outras associações.
“A transformação dos espaços em experiências únicas e o mobiliar com alma sempre fizeram parte do nosso DNA. Nosso propósito é transformar casas, espaços, convívio e, sobretudo, vidas. Entendemos que o sofá é mais que um item que preenche a casa pelo seu tamanho e funcionalidades, ele é capaz de transformar lares e espaços vazios em lugares aconchegantes, além de um ninho para quem precisa”, destaca Pamela Paz, CEO das empresas.
Embora o projeto tenha sido idealizado juntamente com a fundação do grupo, foi nomeado Sofá e ganhou uma nova comunicação no final de 2021, sendo subdividido em três frentes de atuação: demandas pontuais em que o Projeto recebe e avalia os pedidos das instituições como asilos, orfanatos ou creches; parceria com ONGs e instituições que promovem projetos assistenciais, tais como reformas em casas de famílias em vulnerabilidade social e, por último, a geração de valores. Nesta última frente, o projeto revende os móveis revitalizados e converte parte dos valores arrecadados em manutenção da causa ou em doações para instituições que necessitem de investimento.
Para entender melhor como o projeto funciona na prática, a cadeira que um dia fez parte de uma grande empresa, foi descartada quando a organização precisou colocar todos os seus trabalhadores em home office em função da pandemia. Logo, a cadeira ganhou um novo lar e durante um ano auxiliou um cliente na sua rotina de trabalho ao dispor dos seus serviços ergonômicos, entretanto o mesmo retornou para suas atividades presenciais, finalizando assim a função da cadeira naquele espaço. Após revitalização e revisão, a cadeira entrou para o Projeto Sofá e, logo foi direcionada para a SAICA Estrelas do Bom Jesus, um centro de acolhimento de crianças e jovens em vulnerabilidade social.
A SAICA se conectou ao Projeto Sofá em duas necessidades diferentes. Na primeira, a causa era urgente: a poucos dias do Natal, foi solicitado a substituição do sofá que permaneceu durante quatro anos acolhendo as crianças – e que não tinha mais condições, afinal, além das questões estéticas, um móvel com estofado em condições ruins pode oferecer diversos riscos à saúde, como processos alérgicos, conjuntivite e, até mesmo, propagação de doenças dermatológicas.
Há uma premissa no Projeto Sofá: os móveis devem chegar como novos e, sobretudo, precisam impactar de fato vidas através da transformação do ambiente. No caso da SAICA, após uma visita da empresa, foi identificado que as necessidades iriam além do sofá da sala. Por isso, o sofá antigo deu espaço a dois novos para mais posições para assistir filmes e séries, além de pufes. Já as cadeiras para estudo mudaram de um modelo tradicional para um ergonômico, auxiliando no conforto e estimulando uma maior concentração.
Além da SAICA, o Recomeçar que nasceu em 2015 e visa reintegrar homens e mulheres egressos de penitenciárias à sociedade, está presente em quatro cidades e contou com o com o Projeto Sofá na preparação da unidade de São Paulo. Esta parceria contou com mobiliário completo e, inclusive, eletroportáteis. Foram mobiliadas as salas de aula, administrativas, executivas, de acolhimento, recepção e cozinha. Os móveis corporativos doados eram todos ergonômicos e funcionais, o que proporciona maior conforto nos estudos e estimula um melhor desempenho dos egressos para reiniciar suas jornadas.
“Um espaço adequado, digno e preservado influencia em diversos aspectos na vida dos moradores, incluindo no relacionamento interpessoal de crianças e jovens, fator importante no desenvolvimento. Além disso, acreditamos muito na inclusão social e na capacidade de cada indivíduo que, ao tornar-se protagonista da própria vida, pode trilhar um novo caminho. O projeto visa cada vez mais ressignificar espaços e vidas”, destaca Pamela.
Autora:
Beatriz Magalhães