Finalmente chegou o ano de Copa do Mundo. Em 2022, 32 seleções vão disputar no Qatar o título mais importante do futebol mundial. Mas você já parou para pensar porque a gente tem que ficar quatro anos esperando por essa data tão incrível que para tudo no Brasil? Chegou a hora de você descobrir os motivos.
O principal deles é para não coincidir com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, se os Jogos Olímpicos acontecem de 4 em 4 anos e a Copa do Mundo de 3 em 3, uma hora ou outra os jogos vão coincidir de cair no mesmo ano. Aí estraga o calendário. Ficaria insustentável, mesmo que nas Olimpíadas o time que disputa o futebol é o sub-23.
Outro motivo é que a Copa do Mundo não teria a mesma graça. Pense bem, a Copa do Mundo só é tão importante assim porque é disputada em períodos longos. Cria-se toda uma expectativa para esse evento. Se tivesse todo ano, por exemplo, a gente não ia ficar tão ansioso para se recuperar do 7 a 1 sofrido em 2014, ou da eliminação para a Bélgica em 2018. Independente do resultado não ter sido o esperado, a expectativa é sempre esperada.
Veja, se por um lado a Copa e a Eurocopa acontecem de 4 em 4 anos, a Copa América vai de 2 em 2 anos. Sabe-se, portanto, que ela não tem a mesma importância e repercussão que os dois outros campeonatos citados anteriormente. Justamente porque a espera é menor. Você já ouviu aquela frase? “O melhor da festa é esperar por ela”? É tipo isso.