20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Consórcio como planejamento financeiro

O planejamento é uma ferramenta fundamental na educação financeira. A partir dele é possível projetar o futuro, estruturar a forma que se deseja viver e, principalmente, definir o caminho que o fará chegar lá. É com planejamento financeiro que as pessoas têm condições de entender o momento atual de vida e construir um futuro viável.

Com a alta da inflação, o brasileiro vive uma realidade de endividamento crescente, algo que podemos observar claramente pelos levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apontam o maior percentual de famílias endividadas desde o início da sua série histórica, em 2010. No total, são 77,7% de famílias com contas a vencer, oriundas, principalmente, de empréstimo pessoal e financiamento de bens e serviços de alto valor.

No momento de altas taxas de juros evidenciadas pelos sucessivos aumentos da Selic no último ano, os valores de financiamento e empréstimo se tornam impeditivos para quem realmente coloca o custo da dívida na ponta do lápis. Por não contar com juros, mas sim taxa de administração, o consórcio passa imune a esse fenômeno e se torna cada vez mais atrativo ao público em geral como uma ferramenta que ajuda na educação financeira.

Com a contribuição de forma mensal, o consórcio estimula a disciplina e serve como freio a gastos por impulsos ou para a saciedade de prazeres momentâneos. A economia comportamental explica o fenômeno de que o ser humano nem sempre é guiado por decisões racionais, pelo contrário, está sempre sujeito a decisões muitas vezes emocionais ou irracionais que causam arrependimento no futuro. 

Analisando o mercado de forma ampla, a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac) mostrou um crescimento significativo na procura por consórcios de imóveis. As vendas de novas cotas tiveram um aumento de 12% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Também foi registrado um aumento de 16% no número de participantes ativos no primeiro trimestre. 

Como qualquer produto financeiro, ele tem suas próprias características para as quais o consorciado deve estar atento. Não existe garantia de data de contemplação no consórcio, o que significa que ela pode ocorrer no começo, no meio ou no final do plano. Apenas o consórcio tem a possibilidade de conectar o cliente ao produto com um valor que ele só conseguiria em anos ou décadas de trabalho.

Mesmo em tempos de crise, não podemos deixar de sonhar. É isso o que nos move e o que nos leva adiante, sempre. Mas é preciso ter responsabilidade com o futuro para não assumirmos uma dívida maior do que o nosso bolso pode suportar. 

Autor:

Fernando Lamounier é diretor da Multimarcas Consórcios, empresa que em quatro décadas de atuação no sistema consorcial, se tornou uma das maiores administradoras do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio