24.4 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cintilantes: Como cuidar de suas joias para trazer mais brilho e praticidade ao dia a dia

Quando falamos sobre joias, falamos também sobre a origem e o desenvolvimento da sociedade. Os adereços são utilizados desde a pré-história por várias civilizações e trazem diversas simbologias. Muitos povos comunicavam suas crenças e mitologias, status social e pediam proteção por meio das joias. Hoje os objetos seguem carregados de representações e transmitem os mais diversos sentimentos.

Uma joia pode ser passada de geração para geração e transportar essa memória afetiva, bem como demonstrar um relacionamento (casamento, noivado, namoro) ou até a conquista de um diploma, marcando uma profissão para sempre. Esse poder também pode trazer simplesmente beleza e autoestima para o cotidiano.

Nos dias de hoje, a prata ganhou destaque por seu brilho e durabilidade, além da versatilidade, já que pode ser usada das mais variadas formas. Diversas peças foram desenvolvidas com detalhes e associadas a pedras preciosas para demonstrar elegância e sofisticação. Seja qual for a relação com suas joias, o mais importante é saber preservar essa potência e beleza.

A utilização diária de uma joia pode desencadear um processo de oxidação natural que ocasiona o escurecimento da peça. Mas por que a prata escurece? Metais nobres, em geral, sofrem com a oxidação causada pelo contato com outros elementos, como o oxigênio, por exemplo. Cremes, perfumes, o suor e até mesmo as toxinas que o organismo libera de acordo com o seu estado de humor também podem impactar nesse processo.

A boa notícia é que essa camada de oxidação é superficial e não afeta a qualidade da peça. Basta saber como limpar e suas joias estarão novas outra vez!

A primeira dica é antiga. Usada por nossos pais: a pasta de dente funciona de verdade. Basta colocar uma porção em uma escova velha com cerdas macias e esfregar toda a superfície da peça, como também utilizar um algodão para espalhar a pasta em caso de peças com menos detalhes. Assim que estiver brilhando, lave com água morna e seque com um pano macio.

A segunda opção de limpeza é a utilização de bicarbonato de sódio. Para isso, basta aquecer um pouco de água até que a temperatura fique morna. Em seguida, adicionar uma colher de chá de bicarbonato e mergulhar a joia na mistura, aguardando alguns segundos até ela voltar a brilhar. Depois é só secar com um pano macio ou flanela.

Você também pode comprar uma flanela mágica para reverter o processo de oxidação. Esse pequeno paninho tem agentes próprios de limpeza que permitem alcançar o brilho original das joias. Ao utilizá-la para polir suas peças, a flanela vai retirar a sujeira do metal e ficará escura conforme o uso. Depois é preciso trocar.

A última dica é de um método muito delicado e só deve ser utilizado em peças específicas, lisas, sem pedras, gravações ou esmaltadas. O Monzi é um líquido forte e pode quebrar o aspecto das peças trabalhadas, por isso só deve ser utilizado em pulseiras e correntes lisas, alianças sem gravação, berloques e anéis simples. Também não deve ser utilizado em prata envelhecida.

Lembre-se sempre de evitar esponjas ou outros materiais ásperos na hora de limpar suas peças!

Com pequenos cuidados, é possível ganhar eficiência no processo da limpeza, otimizando a correria dos dias de hoje, economizando dinheiro e garantindo o brilho de sua história – contada por suas joias.

Autora:

Yara Machado é CEO da Céu de Prata, empresa que atua na venda de joias – e-mail: ceudeprata@nbpress.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio