O presente tema abordará um breve histórico sobre a psicomotricidade e sua plena importância em suas práticas pedagógicas no processo ensino e aprendizagem na educação infantil e, por este motivo, foi escolhido este tema para, aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação. E por se tratar de um assunto que é muito importante na prática educacional e no desenvolvimento do educando, para a melhoria das dificuldades de aprendizagem da psicomotricidade deve ser trabalhada em todo processo ensino aprendizagem, é através dela que as crianças terão conhecimento do seu próprio corpo e auxiliará no relacionamento das crianças com mundo e com ela mesma. A psicomotricidade aplicada na educação infantil contribui para que cada criança aprenda a expressar-se por meio de seu corpo localizando seu tempo e espaço, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho percorrido pelas crianças assim para construção de sua aprendizagem. Identificando o papel do educador no desenvolvimento da psicomotricidade e sua prática psicomotora no ambiente escolar, tendo como, objetivo um estudo bibliográfico, qualitativo e documental.
Palavras chave: Aluno, psicomotricidade, educação infantil, aprendizagem e professores.
Autora:
Ellen Sabrina Trindade Pereira