12.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Vasart instala pontos de coleta em lojas próprias para estimular a reciclagem de vasos

Em sua trajetória, a marca 100% brasileira já produziu mais de 10 milhões de vasos?e retirou mais de 2 mil toneladas de plástico do lixo
Ainda em fase de testes, as caixas possibilitarão a coleta dos vasos em desuso que, futuramente, serão incorporados ao processo de fabricação de novos vasos ou enfeites decorativos / Divulgação Vasart
Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) está chegando! E para celebrar a sua importância é essencial inspirar-se em bons exemplos. A Vasart, marca fabricante de vasos contemporâneos, já reconhecida por seu trabalho sustentável, inova mais uma vez. A empresa acaba de instalar caixas coletoras de vasos em final de ciclo de uso em sua loja própria, localizada no Mercadão das Flores, em São Paulo, e futuramente irá disponibilizar em sua segunda loja própria, localizada na cidade de Holambra, que fica no interior de SP. 
Fábrica da Vasart / Divulgação
Como vai funcionar? 
Tem um vaso quebrado e não sabe onde descartá-lo? A Vasart abre a sua loja para a realização de um descarte consciente. Então, o cliente pode aproveitar a sua visita à loja e depositar a peça em uma urna de reciclagem. Depois de recolhidos, esses vasos serão desmanchados e, se tornarão novamente matéria-prima. Após o processo, esse material será reutilizado na fabricação de novos vasos ou peças decorativas de polietileno.
Compostos que são resultado do desmanche dos antigos vasos e que serão utilizados para a fabricação das novas peças / Divulgação Vasart
Futuro Verde 
Vasart oferece mais de 40 coleções de vasos com design contemporâneo e foco total na sustentabilidade. As peças são produzidas com uma avançada tecnologia de rotomoldagem. Todos os produtos são feitos com material 50% reciclado (a expectativa é que até 2025 esse número chegue a 100% também), com base nos princípios da Economia Circular.
Vaso da coleção SP 27, da Vasart, com medida de 40cm x 55cm / Divulgação Vasart
No total, das 8,4 mil toneladas de matéria prima (polietileno) que a Vasart utilizou até hoje, mais de 2 mil toneladas foram retiradas do lixo, que resultou na fabricação de vasos reciclados e sustentáveis. Além de toda a contribuição ao meio ambiente, o resultado disso também consiste em vasos mais leves, resistentes e duráveis, que contam, ainda, com 5 anos de garantia.

Com base em toda a minha experiência profissional, eu tinha um enorme desejo em trazer novidades para o mercado brasileiro, além de colaborar na mudança positiva de comportamento nos âmbitos social e ambiental. Hoje, depois de quase duas décadas, é muito gratificante ver a contribuição de nosso trabalho ao meio ambiente, assim como a conscientização das pessoas sobre o tema.“, conta Eduardo Savazoni, CEO da Vasart.
Silvana Novaes e Eduardo Savazoni, diretores e fundadores da Vasart / Divulgação 
Outras ações
Um exemplo bem-sucedido do trabalho da Vasart é a coleção Seixos, com a assinatura da apresentadora Carol Costa, “A louca das plantas”, do Canal GNT. Todas as peças são produzidas com 100% de Polietileno Verde (derivado da Cana de açúcar), um material totalmente reciclável e que contribui na redução das emissões de gases do efeito estufa. Esse lançamento traz o uso da marca I’m Green, que identifica as resinas da Braskem feitas a partir de fontes renováveis. Empresas que usam o I’m Green assumem o compromisso de promover um melhor aproveitamento de resíduos naturais e pós-consumo. 
Vasos da coleção especial Seixos, que foram desenvolvidos pela Vasart junto com a Carol Costa, a “A Louca das Plantas” do GNT. São vasos inspirados nas pedras roladas de rios e feitos de um plástico derivado da cana de açúcar | Fotos: Divulgação Vasart
Vasos Biodegradáveis 
No início de 2022, para dar continuidade ao seu portfólio sustentável, a Vasart, empresa de vasos contemporâneos fechou uma parceria especial com a NagmoBio, para a venda de produtos biodegradáveis. Tanto o site (www.lojavasart.com.br), como as lojas físicas e revendedores autorizados, oferecem vasos e bandejas para mudas e sementeiras, todos produzidos com papel reciclado e fibra vegetal. Essa composição dos vasos torna o cultivo de plantas mais fácil e sem a geração de lixo. A tecnologia empregada permite que os vasos se decomponham em contato direto com o solo, entre 2 e 4 meses. 
Vasos biodegradáveis | Créditos: Divulgação/NagmoBio
Sobre a Vasart
A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem-estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Autora:

Karina Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio