Jornal Tribuna

Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis

Por Edição Jornal Tribuna·
Escape da inadimplência utilizando as opções de crédito disponíveis

Vi uma notícia que me deixou preocupado: a quantidade de brasileiros endividados bateu um novo recorde em abril: 77,7% terminaram o mês com alguma dívida – o maior índice desde 2010, conforme aponta a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Ao contratar um empréstimo, ele precisa ser vantajoso para quem está comprando a dívida. Então, o melhor tipo é relativo conforme a necessidade de cada um. Mas, em geral, quando se chega ao ponto de precisar de crédito, a situação é bem específica.

O ideal é se planejar. Se você pensa em reformar sua casa, sugiro, por exemplo, planejar os custos e gastos, pensar em um percentual para eventualidades, e então, solicitar um empréstimo e trabalhar com o valor que tiver na mão naquele momento. Tomar valores quando já se tem um débito abala emocionalmente as pessoas, e na ânsia de sanar a dívida, pode não ser feito o melhor negócio, como ficar com parcelas a perder de vista e taxas de juros rolando.

Embora os bancos costumem ser uma fonte burocrática, ainda é a instituição mais procurada quando se fala em empréstimo financeiro. Contudo, existem outras formas, mais fáceis e vantajosas para obter crédito. Uma modalidade que vem crescendo, e muitos consumidores ainda não conhecem, é baseada no limite do cartão, com percentuais menores, sem entraves e com alto índice de aprovação. Basta ter limite disponível, ser o titular do cartão e não ter contestado compras que, de fato, eram suas (chargeback).

O ideal ao solicitar um empréstimo é pesquisar sobre a reputação do local, seja no Google, seja no ReclameAqui, além de checar o CNPJ da contratada e tirar todas as dúvidas com o consultor que está fazendo a oferta dos valores. Vale ainda ficar atento a um golpe bastante comum: operadoras que pedem uma antecipação de pagamento ao cliente para liberar o empréstimo. Ora, se o consumidor está negativado, não faz sentido ele ter que pagar antecipadamente nenhuma parcela.

Planejamento é a palavra de ordem. Veja o quanto você está solicitando, em quantas prestações irá pagar e analise se a parcela cabe no seu orçamento. Se possível, não renegocie a dívida, as taxas vão se acumulando. Cuidado com as ciladas e bolas de neve. O momento em que nos encontramos endividados é sempre delicado e estamos fragilizados, ficando mais suscetíveis a golpes. Não caia nessa!

Autor:

Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora limitenahora@nbpress.com

1 Comentário

  1. Osvaldo Roberto de Oliveira
    Osvaldo Roberto de Oliveira

    Gostaria de fazer um empréstimo

Deixe um comentário