17 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sicoob Rio, via cooperativas filiadas, amplia a prestação de serviços no Estado do Rio

Instituição financeira inaugura quatro agências em diferentes municípios, com objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico e social nessas regiões

O Sicoob Central Rio – que faz parte do Sicoob, um dos maiores grupos de cooperativismo financeiro do país – inaugura a partir deste mês, via suas filiadas, quatro agências no Estado do Rio: em Alcântara (em São Gonçalo), em Itaipuaçu (Maricá) e em Iguaba Grande e na Taquara, bairro na capital carioca. O Sicoob está nos 92 municípios e reúne as cooperativas Sicoob Cecremef, Sicoob Fluminense, Sicoob Coomperj, Sicoob Coopjustiça, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ e Sicoob Servidores.

As novas instalações fazem parte do plano de expansão do Sicoob Rio na capital e no interior fluminense.

“Mesmo com o crescimento constante das operações por canais digitais do Sicoob e sendo a instituição reconhecida pelo mercado brasileiro em premiações recorrentes, estamos investindo num modelo híbrido: o ‘phygital’, com atendimento físico e digital. Queremos que essas ferramentas gerem valor para o associado e o relacionamento próximo continua sendo nosso principal ativo”, diz Nábia dos Santos Jorge, diretora operacional do Sicoob Central Rio.

A inauguração da agência em Iguaba Grande, no  último dia 19, teve amplo apoio da prefeitura e do legislativo municipal, do empresariado local, entre outros setores da economia.

“Iguaba Grande apresenta crescimento nas esferas do comércio e de serviços. Queremos ser parceiros da população iguabense no fomento ao desenvolvimento da região”, diz Neilton Ribeiro da Silva, diretor-presidente do Sicoob Fluminense.

Recentemente o Sicoob Rio criou a linha de crédito emergencial Acredita Petrópolis, reservada a empresários que tiveram seus negócios inviabilizados em decorrência do forte temporal que atingiu a cidade em 15 de fevereiro. O empréstimo tem condições especiais e passa por análise.

No Sicoob, os associados são donos, participam das decisões e dos resultados em uma organização administrada democraticamente, possibilitando a todos excelentes taxas, rendimentos maiores e o recebimento das sobras líquidas apuradas ao término de cada período. Os depósitos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop. A organização ainda é parceira da Prefeitura no Crédito Carioca, o programa de microcrédito, coordenado pela Invest.Rio.

Além disso, o Sicoob Rio tem a linha Energize (sicoobrio.com.br/energize), destinada a interessados em desenvolver ou ampliar atividades empresariais com fontes de energia renováveis, à aquisição de veículos elétricos ou híbridos, a programas de governança para capacitação de recursos humanos e a apoio à cadeia produtiva sustentável.

Outro produto é o Conta Comigo (contacomigo.coop.br), dirigido ao financiamento de cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, em parceria com organizações de ensino que fazem contrato com o Sicoob. Entre as vantagens estão: os contratos são firmados por período (semestre); o prazo é o dobro da quantidade de mensalidades financiadas; as parcelas do próximo acordo são programadas para vencer no mês subsequente ao vencimento do contato anterior, e assim sucessivamente. As prestações são fixas (tabela Price), podendo variar conforme o curso e o período de empréstimo. E mais: o estudante não precisa ter renda própria. A principal exigência é que se associe a uma cooperativa do Sicoob Rio.

Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, as cooperativas do Sicoob têm concedido empréstimos emergenciais com taxas acessíveis e oportunas a pessoas jurídicas. Em 2021, as filiadas à instituição ofereceram crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae, Pronampe e com recursos próprios. 

 Atualmente, o Sicoob tem mais de seis milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras. 

É a única instituição financeira presente em 330 municípios. É formado por 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as organizações com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.789 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras.   

Autor:

Antônio Marinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio