Falar dos micro-nichos na advocacia não é um tema recente, no entanto, a pauta foi bastante acelerada a partir da relação da sociedade com a tecnologia e a crescente personalização que veio a partir disso.
Explico melhor: o consumidor atual é bombardeado com centenas de conteúdos diariamente, o que aumentou a sua percepção e participação naquilo que o atrai, naquilo que pode resolver o seu problema.
Sendo assim, a busca por soluções personalizadas e profissionais especialistas em determinados assuntos, têm crescido diariamente. E na advocacia não é diferente.
Os micro-nichos de atuação no mercado jurídico são uma tendência já observada desde antes da pandemia da Covid-19, e mesmo diante de um momento em que o distanciamento social têm diminuído, essa nova realidade só tende a crescer.
No artigo de hoje, nós abordaremos os seguintes pontos:
- O que são os micro-nichos na advocacia?
- Conceito de Direito Digital
- E-commerce e varejo
- Segurança digital
- Propriedade intelectual
- Conclusão
- Sobre a MaxJus
O que são os micro-nichos na advocacia?
O advogado especialista se posiciona perante seus clientes como uma autoridade no assunto, o que por si só não garante a imediata contratação pelo cliente, pois afinal, quantos especialistas é possível encontrar em uma simples busca no Google?
É nesse cenário que surge a oportunidade de se destacar atraindo públicos com demandas altamente segmentadas.
A ideia de oferecer uma solução específica dentro de um nicho já estabelecido, é o que chamamos de micro-nicho na advocacia.
O profissional que detém uma boa técnica e que conhece a fundo qual é a dor e o objetivo de seu cliente, consegue desenvolver serviços personalizados e de alto valor agregado.
Uma boa dica é destacar seu diferencial competitivo através de áreas que são tendências atuais, como é o caso do Direito Digital.
Conceito de Direito Digital
Com o aumento das relações dentro do ambiente digital, foi necessário criar um ramo do Direito para proporcionar a regulamentação das práticas e proteção dos dados de quem utiliza as redes, daí nasceu o Direito Digital.
A informatização em massa e a presença da tecnologia nas relações humanas resultaram também na prática de ilegalidades como vazamento de dados, roubos e ataques hackers.
Daí, é natural que se crie procedimentos que visam maior proteção às pessoas, empresas e órgãos governamentais, bem como uma legislação aplicável para crimes digitais.
Falaremos agora sobre alguns dos variados segmentos dentro do Direito Digital que são uma excelente aposta para o advogado que deseja atuar em micro-nichos na advocacia.
E-commerce
O crescimento desse modelo de negócio nos últimos anos é notável, porém, a legislação aplicável para o segmento não acompanhou o mesmo ritmo.
Como resultado, as empresas acabam atuando em uma zona de incerteza jurídica, o que pode ser uma boa oportunidade para o advogado performar com essa demanda em específico.
Aqui, o Direito do Consumidor pode balizar a atuação deste profissional, por meio de consultorias para uma melhor logística de atendimento, vendas e relacionamento com o cliente, por exemplo.
Falar dos micro-nichos na advocacia não é um tema recente, no entanto, a pauta foi bastante acelerada a partir da relação da sociedade com a tecnologia e a crescente personalização que veio a partir disso.
Explico melhor: o consumidor atual é bombardeado com centenas de conteúdos diariamente, o que aumentou a sua percepção e participação naquilo que o atrai, naquilo que pode resolver o seu problema.
Sendo assim, a busca por soluções personalizadas e profissionais especialistas em determinados assuntos, têm crescido diariamente. E na advocacia não é diferente.
Os micro-nichos de atuação no mercado jurídico são uma tendência já observada desde antes da pandemia da Covid-19, e mesmo diante de um momento em que o distanciamento social têm diminuído, essa nova realidade só tende a crescer.
No artigo de hoje, nós abordaremos os seguintes pontos:
- O que são os micro-nichos na advocacia?
- Conceito de Direito Digital
- E-commerce e varejo
- Segurança digital
- Propriedade intelectual
- Conclusão
- Sobre a MaxJus
O que são os micro-nichos na advocacia?
O advogado especialista se posiciona perante seus clientes como uma autoridade no assunto, o que por si só não garante a imediata contratação pelo cliente, pois afinal, quantos especialistas é possível encontrar em uma simples busca no Google?
É nesse cenário que surge a oportunidade de se destacar atraindo públicos com demandas altamente segmentadas.
A ideia de oferecer uma solução específica dentro de um nicho já estabelecido, é o que chamamos de micro-nicho na advocacia.
O profissional que detém uma boa técnica e que conhece a fundo qual é a dor e o objetivo de seu cliente, consegue desenvolver serviços personalizados e de alto valor agregado.
Uma boa dica é destacar seu diferencial competitivo através de áreas que são tendências atuais, como é o caso do Direito Digital.
Conceito de Direito Digital
Com o aumento das relações dentro do ambiente digital, foi necessário criar um ramo do Direito para proporcionar a regulamentação das práticas e proteção dos dados de quem utiliza as redes, daí nasceu o Direito Digital.
A informatização em massa e a presença da tecnologia nas relações humanas resultaram também na prática de ilegalidades como vazamento de dados, roubos e ataques hackers.
Daí, é natural que se crie procedimentos que visam maior proteção às pessoas, empresas e órgãos governamentais, bem como uma legislação aplicável para crimes digitais.
Falaremos agora sobre alguns dos variados segmentos dentro do Direito Digital que são uma excelente aposta para o advogado que deseja atuar em micro-nichos na advocacia.
E-commerce
O crescimento desse modelo de negócio nos últimos anos é notável, porém, a legislação aplicável para o segmento não acompanhou o mesmo ritmo.
Como resultado, as empresas acabam atuando em uma zona de incerteza jurídica, o que pode ser uma boa oportunidade para o advogado performar com essa demanda em específico.
Aqui, o Direito do Consumidor pode balizar a atuação deste profissional, por meio de consultorias para uma melhor logística de atendimento, vendas e relacionamento com o cliente, por exemplo.
Segurança digital
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), popularmente conhecida como LGPD, surgiu com o propósito de regulamentar a utilização de dados pessoais e o cuidado dispensado a eles.
O advogado atuante no segmento de Compliance e que detém conhecimento acerca da proteção de dados, deve ter seu foco voltado para as empresas que buscam estar em conformidade com a lei.
Este é um micro-nicho do mercado jurídico que está em grande ascensão atualmente.
Propriedade intelectual
A área de propriedade intelectual não é relativamente nova, no entanto, as demandas relacionadas à criação de novos produtos digitais (como o NFT), devem acentuar a necessidade de especialistas em Direito da Propriedade Intelectual.
Ter conhecimento especializado em processos de registros e patentes e oferecer soluções em ramos específicos (campo artístico e/ou propriedade industrial), certamente será um diferencial competitivo para o profissional.
Conclusão
Ao desenvolver o micro-nicho em que vai atuar, geralmente o advogado tem ao seu favor uma demanda pouco explorada.
Para a captação de novos clientes, é possível utilizar conteúdos direcionados ao público-alvo com ênfase no produto único a ser ofertado.
Dica: se você já um advogado especialista em alguma área do direito e tem interesse em desenvolver o seu micro-nicho, observe quais são as demandas do seu cliente que se tornam mais segmentadas em detrimento daquelas consideradas mais comuns.
Por exemplo, um advogado previdenciário percebe que um número significativo de seus clientes que estão na fase de preparação para a aposentadoria, possuem direitos trabalhistas alcançados ao longo da vida através de ações trabalhistas.
Nesse cenário, é possível oferecer averbações junto à Previdência, uma vez que essas informações não são transmitidas automaticamente nos âmbitos trabalhista e previdenciário.
Percebeu que é uma demanda altamente específica, agrega valor e que pode ser melhor apresentada a essas pessoas? Observe as oportunidades!
Sobre a MaxJus
Ao fazer o cadastro na plataforma da MaxJus, o advogado tem ao seu dispor uma página de serviços que pode ser personalizada com uma foto de capa e perfil, além de deixar todos os seus meios de contato como telefone, e-mail e redes sociais.
Como o marketing de conteúdo é uma das técnicas mais indicadas para o mercado da advocacia, quem utiliza a MaxJus dispõe de um espaço para fazer publicações ilimitadas de artigos, notícias e até vídeos sobre temas que podem despertar o interesse dos clientes.
Já para o cidadão que deseja contratar um profissional, a plataforma disponibiliza filtros personalizados por região e especialidade, o que possibilita conexões assertivas.
Nós unimos demandas e soluções! Se você deseja desenvolver ainda mais seu contato com o público, não deixe de conferir os planos que disponibilizamos e suas inúmeras vantagens!
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