20.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Deus se importa sim!

Quando tudo vai bem à vida torna-se fácil lidar com nossos conflitos interiores. Mas quando a estação de serenidade cessa e dá lugar à estação de angústias as coisas se complicam. Às vezes, tais situações na vida são tão constantes e duradouras que chegamos a pensar: “Se Deus existe, Ele não se importa com meus problemas”. Quem um dia não pensou ou disse para si mesmo esta frase, nem que seja em seu subconsciente? Quando a amargura bate à porta do coração, quando a dificuldade aperta o cerco e a angústia toma conta da alma temos a tendência de nos martirizarmos e, com isso, as murmurações dominam nossas vidas. Nestes momentos, em que estamos tão fragilizados, não é difícil nos convergirmos para a incredulidade ao ponto de pensarmos que Deus se esqueceu de nós, que Ele não se importa com nosso sofrimento, que Ele não está nem ai com nossa tribulação.

Nada é mais perturbador na vida do que o silêncio de Deus. Este silêncio se reflete no fato de nada mudar na situação da vida pela qual estamos passando por mais que ansiamos a intervenção divina. Esta é a crise mais aguda que podemos enfrentar na vida. Quando passamos por esta crise chegamos até a pensar que Deus está descarregando a sua ira contra nós, que Deus está pesando a sua mão sobre nós, que Deus está nos esmagando, nos achatando, tamanho é o peso de nosso fardo. Podemos chegar ao ponto de achar que Deus é o grande protagonista de nossa tragédia e até atribuir a Deus todo nosso sofrimento. Quantas vezes não estamos no meio de uma crise e impusemos a Deus esta crise? Olhamos para Deus e dizemos: “Deus, Tu és o culpado pela situação que estou vivendo”. São momentos em que nos voltamos contra Deus, nos amarguramos com Deus e nos decepcionamos com Deus. Tal sentimento pode se acentuar ao ponto de chegarmos a pensar que Deus é sádico, que está contra nós, que está nos afligindo e apreciando o desenrolar da situação.

Não há crise maior do que esta, de estar no meio de uma situação adversa e pensar que Deus é o culpado de tudo. E quando nos enveredamos por este caminho descarregamos toda nossa amargura com Deus e falamos tudo que está se passando em nosso coração e começamos a interagir com Deus com frases como: “Deus não move uma palha para me livrar“. “Deus não está do meu lado.” “Deus estancou, fechou a torneira do seu amor por mim“. “Deus se esqueceu de mim“. “Deus não se importa comigo“. “Deus não ouve as minhas orações“. “Deus não está olhando para o meu sofrimento“. “Deus está longe de mim“. “Deus está descarregando sobre mim a sua mão para me esmagar“. Nada é pior do que olhar para a vida e não ver motivos para glorificar a Deus por ela! O problema é que podemos estar completamente equivocados, pois facilmente nos esquecemos de que entramos na tribulação por culpa exclusiva nossa, por agir sem pedir a orientação de Deus, por persistir em algo apesar dos conselhos que nos alertavam, por não fazer as coisas com prudência e sabedoria.

A Bíblia derruba todos estes nossos argumentos e pressupostos. Ela diz que perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido (Sl 34.18). De acordo com o salmista, se você está quebrantado e achegou-se a Deus, neste momento Ele se aproxima ainda mais de você. Portanto, quando pensamos que Deus nos abandonou, na verdade, Ele achegou-se ainda mais para nos amparar, só precisamos senti-lo, confiar, descansar nele e submeter-se à sua vontade, pois o fato de Deus não fazer conforme queremos não significa que Ele não agiu ou está agindo. Assim sendo, mesmo que você sinta que Deus está longe de você, creia que Ele está perto e continua sendo o seu Deus. Um dia, Ele disse para o profeta Jeremias: Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe (Jr 23:23)? E o salmista diz: Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia (Sl 34.8). Deus é bom e nunca está longe de seus filhos. Deus jamais abandona o seu rebanho e o deixa a mercê das feras. Ele sempre está por perto.

Está angustiado? Sentiu que chegou ao fim da linha? No fundo do poço? Acha que não há mais solução para sua vida? Que não há mais jeito? Que acabou? Que é o fim? E não entende por que Deus permitiu que tudo isso acontecesse com você? Saiba que quando todas as portas se fecharem, existe uma que nunca se fechará: A porta que nos conduz a Deus. Jesus Cristo é esta porta! Ele disse: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem (Jo 10,9). Disse também: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Jesus Cristo está batendo, abra a porta de seu coração e poderá dizer como o salmista: Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos (Sl 18:6). Hoje, Deus está colocando diante de você um desafio: Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu me glorificarás (Sl 50:15). Aceite este desafio! Não importa como esteja sua vida. Não importa a intensidade de sua angústia, o tamanho de seu problema, caia aos pés de Jesus e Ele te libertará. Se você está sentindo Deus longe de sua vida, lembra-se: Pode não ter sido Deus quem se afastou de você, mas você quem se afastou de Deus; volte imediatamente para Ele. Quando voltares poderá dizer como o salmista: Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações (Sl 34.4,6).  Pense seriamente nestas coisas e que Deus te abençoe com estas palavras! Amém!

Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

Autor:

Luiz Lobianco, Formado em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-graduado em Metodologia Científica do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

luizlobianco@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio