Averbar significa registrar, trazer a tona. No âmbito previdenciário, tal serviço pode ocorrer de duas formas: averbação de sentença trabalhista (registro no INSS de decisão judicial sobre uma relação trabalhista) e averbação por tempo de serviço (registro no INSS de um período não computado).
As duas categorias de averbação podem ser feitas pelo próprio segurado através do MEU INSS.
1- O que é averbação de sentença trabalhista?
Averbar a sentença trabalhista nada mais é do que solicitar ao INSS que complemente o tempo de contribuição que foi ajuizado pelo trabalhador em uma ação judicial, sendo esta procedente.
Como funciona na prática: um empregado prestou serviços por 2 anos para uma empresa que não assinou sua carteira e o dispensou. Após buscar ajuda de um advogado da área, o trabalhador entrou com reclamação trabalhista na Justiça do Trabalho e teve sua sentença reconhecida.
Sendo assim, a justiça definiu que a empresa deveria fazer a anotação na carteira do ex-empregado. A fim de usar o tempo reconhecido para fins previdenciários, o trabalhador precisa informar ao INSS que há um período para ser computado. Para isso é feita a averbação de sentença trabalhista.
Documentação necessária para averbar sentença trabalhista
? Documentação pessoal (RG, CPF, Carteira de Trabalho);
? Comprovante de endereço em nome do titular (água, luz ou telefone);
? Sentença trabalhista e/ou Acórdão;
? Certidão de trânsito em julgado ou certidão narrativa.
2- O que é averbação por tempo de serviço?
É comum que trabalhadores autônomos ou segurados que trocaram seus regimes previdenciários, não tenham todos os períodos devidamente contados para preencher requisitos de aposentadoria.
Por isso, a averbação por tempo de serviço é feita pelo segurado que deseja complementar seu tempo de contribuição com um período que, até então, é desconhecido pelo INSS.
3- Servidor público
Documentação necessária para averbar tempo de servidor público
4- Atividade especial
Documentação necessária para averbar tempo de atividade especial
5- Regime de economia familiar
Documentação necessária para averbar tempo de regime em economia familiar
6- Serviço militar
Documentação necessária para averbar tempo de serviço militar
7- Trabalho de carteira assinada sem contribuições
Documentação necessária para averbar tempo de trabalho com carteira assinada
8- Consultoria Jurídica
Por mais que o segurado possa dar entrada em sua averbação sozinho, é um diferencial contar com ajuda especializada de um advogado previdenciário.
Para esse serviço, será solicitada a documentação correspondente ao tipo de averbação em que o segurado se encaixa, conforme já listamos nesta página.
Optar por fazer a averbação antes de dar entrada no pedido de aposentadoria é o melhor caminho, pois isso já faz parte do planejamento que deve ser realizado antes de se aposentar.
Deseja um atendimento? Clique aqui.