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quarta-feira, 13 de novembro de 2024

A Publicidade Institucional e a Estrutura dos Anúncios

Qual o Principal Objetivo da Publicidade Institucional? Quais as Principais Figuras de Linguagem Utilizados em Anúncios Publicitários? Por Que, Atualmente, Não Adianta Mais a Empresa Apenas Mostrar Apenas os Atributos de Seus Produtos? Quais os Diversos Formatos de Um Anúncio Publicitário?

Inserida dentro do composto de Comunicação, a Publicidade Institucional visa impactar o público-alvo aliando a marca a algum aspecto positivo, sem com isso realizar um apelo de vendas.

A Publicidade Institucional precisa estar incluída dentro do Planejamento de Comunicação Integrada e considerar a cultura da empresa. Suas mensagens podem trabalhar reforçando a missão da empresa, sua visão e quais os valores que são os pilares do negócio.

Este tipo de informação precisa ser divulgado junto ao público interno para que estes também sirvam de replicadores e, para isso, as campanhas e veículos próprios, como house-organs, rádios e TVs internas podem ser utilizadas.

Externamente, as mensagens institucionais se diferenciam mais pelo teor das mensagens do que pelos veículos utilizados. O teor das informações, sejam de modo impresso, por meio de sons ou imagens, geralmente valoriza os aspectos positivos da cultura da empresa.

A valorização da cultura da empresa, também pode ocorrer a divulgação de programas para o bem-estar social e dos colaboradores, responsabilidade ambiental, segurança, programas de apoio às comunidades, à educação, incentivo e patrocínio a eventos culturais e esportivos e conquistas de certificações.

Hoje em dia, diante da cultura participativa e da inteligência empresarial coletiva não adianta a empresa apenas mostrar os atributos de seus produtos, despertando a necessidade com vistas a atingir o desejo e a ação de compra.

É preciso ter uma comunicação coerente e integrada, que valorize a marca e sua presença, que ela seja admirada com pontos que a diferenciam de seus concorrentes, não pelas qualidades dos produtos, que podem ser extremamente similares, mas por um comprometimento com todo o processo produtivo e com os impactos que pode causar no meio ambiente e na sociedade.

Este tipo de estratégia, a longo prazo e aliada com outras ferramentas, cria a credibilidade que tanto as marcas procuram nos dias de hoje.

A imagem institucional é um aspecto estratégico da administração de qualquer empresa, que tem como objetivo criar uma áurea de empatia dos consumidores, influenciadores, intermediários e público interno em relação à organização, suas marcas e produtos.

Nos anúncios institucionais são divulgadas imagens que podem não estar relacionadas a utilização do produto, não há a presença de embalagens, preço ou condições de pagamento, e geralmente, até própria marca da empresa é divulgada apenas no final, em uma assinatura.

Com isso primeiro se chama a atenção para algum aspecto, ação ou informação positiva agregada a um bem maior para que, só depois, possa realizar a conexão com a marca.

Diante da saturação de mensagens com que o público tem acesso diariamente, a publicidade comercial não é capaz de chamar a atenção do público todo o tempo e sozinha.

Este tipo de mensagem, com apelo a vendas, pode soar de forma invasiva quando não equilibrada com a publicidade institucional que demonstra quem a empresa é, sua identidade, seus valores e comprometimento com um negócio que não tem somente o objetivo de gerar lucros próprios, mas que está interessado em um bem maior.

Bem que envolva a satisfação de seus colaboradores e a atuação em um processo saudável, responsável e seguro.

Estrutura de Um Anúncio Publicitário

Um anúncio publicitário pode apresentar diversos formatos e ser veiculado em vários suportes. Há os anúncios impressos, publicados em revistas e jornais, os anúncios televisivos, com as imagens em movimento exibidos na televisão, os anúncios sonoros, que ouvimos nas emissoras de rádio, os anúncios veiculados digitalmente que podem agregar várias linguagens, entre outros.

Em relação a mensagem, pode ter um apelo comercial, incentivando as vendas ou institucional, valorizando a imagem e a credibilidade da marca. Em anúncio institucional, a informação de destaque pode não ter nada a ver com o produto a ser comercializado pela empresa, inclusive colocando a marca em lugar discreto, geralmente na assinatura.

Os anúncios comerciais podem apresentar diversas variações, mas basicamente contam com alguns elementos fundamentais como: chamada ou título, imagem apelativa, texto, slogan e logotipo.

As chamadas são utilizadas para despertar a atenção de forma apelativa e inteligente. A utilização de verbos no imperativo, linguagem coloquial, pontos de exclamação, interrogação, uso de figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia, a criatividade, o bom humor e sátira são características utilizadas, geralmente, nos títulos de chamadas.

Um elemento fundamental em um anúncio são as imagens e/ou ilustração, essenciais para gerar a atração visual e demonstrar como é a aparência de determinado produto ou como é o que os consumidores se sentem felizes e realizados quando os utilizam.

A utilização de imagens próprias e de qualidade são fundamentais para criar um aspecto de profissionalismo ao anúncio e agregar valor ao anunciante. O texto serve de complemento à imagem e deve trazer de forma simples e a mais direta possível quais as características que são importantes o público saber e que vão valorizar o produto diante de seus concorrentes.

O slogan é uma frase curta que exprime a missão da empresa de forma singular e inconfundível. Quando um slogan é bom ele precede a própria marca e pode ser um elemento de lembrança importante que fica presente no imaginário dos consumidores. Geralmente, o slogan acompanha o logotipo e faz parte da assinatura do anúncio, que é sua identidade.

A identidade do anúncio pode ser trabalhada na utilização de cores e tipográfica em acordo com seu logotipo e manual de marca, bem como na padronização de alinhamentos e entre-alinhamentos de textos de forma a garantir a coerência com os demais materiais comunicativos da marca.

Os itens citados fazem parte de um direcionamento básico para a formulação de um anúncio publicitário, mas não são obrigatórios. Podem ser encontrados anúncios sem imagem com a exploração de efeitos tipográficos, ou sem texto explicativo somente com o slogan da marca.

Mais importante do que os elementos que o compõem são os objetivos a que se destina, baseados no conceito AIDA (despertar ATENÇÃO, gerar INTERESSE, despertar o DESEJO e impulsionar a AÇÃO).

Figuras de Linguagem Utilizadas em Anúncios Publicitários:

1. METÁFORA: Utilização de uma palavra no lugar de outra com sentido figurado, por exemplo: João é forte como um touro.

2. METONÍMIA: Corre quando utilizamos um termo de forma genérica, querendo dizer um todo, por exemplo quando substituímos o tipo de produto pela sua maca: como que ocorre com uma famosa marca de esponja de aço, por exemplo.

3. PLEONASMO: Utilização de palavras com o mesmo sentido para reforçar o discurso, pode gerar redundância.

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Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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