15.5 C
São Paulo
sábado, 27 de julho de 2024

Século XXI, a Era do Vitimismo

      O Século XXI será marcado por um período histórico caracterizado por apresentar diversas formas de vitimismo, seja no âmbito cultural, no pessoal, no político ou no religioso.

      Não sabemos o porque da imensurável manifestação da tal síndrome neste século, seria um problema patológico, um problema socio-cultural, um problema moral ou seria apenas um problema egoisticamente intensional. O fato é que esta síndrome existe e sua presença se faz constante entre todos nós, em todas as situações e ocorrências variadas.

     Um dos principais sintomas dessa patologia é quando o portador da mesma cita e usa como seu galho de sustentação a frase “eu sou vítima do universo!” Lembrando que o Universo é tudo que existe fisicamente, são diversas formas de  matéria, planetas, galaxias, estrelas, entre outros que estão fora de nosso conhecimento. Se formos analisar um ser humano portador da síndrome do vitimismo seguindo esse contexto, chegaremos ao triste diagnostico de anormalidade na ordem psíquica, mental e/ou cognitiva e podem ter causas determinadas ou não determinadas, ambas necessitando de tratamento!

     Portanto, se qualquer ser humano, neste século, tem o hábito de condicionar sentimentos de dó e piedade a si mesmo ou a sua causa em particular, de forma até mesmo sem prover da razão, sem imparcialidade no julgamento e com uma insensata teimosia encharcada de orgulho e hipocrisia seletiva, deve estar contaminado com a “Síndrome do Vitimismo!”

Autora:

Valéria Antonello

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio