21.1 C
São Paulo
quarta-feira, 13 de março de 2024

Desenvolvimento empresarial com base na Sincronia Sistêmica

Se os resultados alcançados no negócio não estão satisfatórios, possivelmente alguns fatores na empresa podem estar prejudicando o seu andamento.

A administração científica tem como principal objetivo o desenvolvimento empresarial eficiente, maximizando o rendimento e minimizando o tempo, energia e capital dispendidos nos processos. Ideias clássicas de pioneiros, a exemplo de Taylor, Fayol e Ford foram enriquecidas, através do tempo, por vários outros, como Maximiano, Drucker, Rifkin, Stone e Toffler. O pensamento sistêmico, citado por Peter Sengue, em “Quinta Disciplina”, e por Bertalanffy, em “Teoria Geral dos Sistemas”, preconiza a correlação entre as partes que compõem uma organização.

Considerando o que já é conhecido na área da administração empresarial em relação às infinitas possibilidades na atração de oportunidades e interação com as situações, foi desenvolvida a técnica Sincronia Sistêmica.

Esta técnica oportuniza a organização dos elementos interdependentes que formam o sistema empresarial. Em outras palavras, promove o alinhamento das intenções de todos os interessados no negócio na direção do propósito da organização. Abrange o seu ambiente total: o ambiente interno, externo e o universo de possibilidades, gerando o meio propício para o pleno desenvolvimento das atividades.

As incertezas do negócio fazem parte do dia a dia do gestor que precisa tomar decisões a cada momento. Cada escolha pode levar a direções diferentes. Isto gera a necessidade de diretrizes para que as decisões não se dispersem do rumo desejado. Mesmo considerando que exista um planejamento estratégico como parâmetro, eventos inesperados acontecem.

Na prática, a Sincronia Sistêmica gera um eixo guia de energia no ambiente empresarial, que oportuniza melhores escolhas e decisões, conduzindo os acontecimentos na direção dos resultados esperados. No dito popular, “tudo conspira a favor”.

Isnar Amaral

Consultor em energia do ambiente – CRQ 05203390

Especialista em qualidade da energia do ambiente

Mentor em energia do ambiente empresarial

www.isnaramaral.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio