23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Tratamento especial

O abominável, o horror e a opressão de um governo distópico fazem o leitor experimentar momentos perturbadores em Tratamento Especial, um livro ágil e poderoso.

Tratamento Especial – o abominável mundo novo
é um livro eletrizante sobre até onde um governo é capaz de ir para controlar sua população.

Inspirado em distopias como Admirável mundo novo, Laranja Mecânica  e 1984, Newton Cesar dá sua própria voz ao gênero e nos presenteia com uma obra singular. E muito bem escrita.

Em razão do ritmo narrativo, o leitor gruda-se às páginas e envolve-se de maneira tal que, de entretenimento literário, pula para questionamentos importantes da sociedade em que vive, em que outros viveram, noutras épocas, ou ainda viverão. Não por acaso, a história traz citações e situações que marcaram a produção artística e a vida real. Esse livro é profundo e “repleto de nuances importantes, como, por exemplo, alguns atos ocorridos na época da ditadura militar; o emblemático Os tempos modernos; e os já citados Admirável mundo novo; 1984 e Laranja Mecânica.

Tratamento Especial – o abominável mundo novo, é uma história na qual o governo totalitarista, com o uso de uma nova droga, pretende fazer com que o cérebro da população vá perdendo a capacidade de discernimento, suas vontades e questionamentos, transformando a sociedade numa sociedade submissa. Além disso, e ao mesmo tempo, o ditador dessa distopia tem o plano de criar um tipo de ser humano extremamente resistente – mente fraca, corpo forte.

Um governo totalitarista, fascista, ditatorial, centrado na figura de um Presidente que extinguiu o Congresso Nacional, que unificou em si mesmo os três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – promete uma sociedade igualitária; acaba com as diferenças das classes sociais e oferece ao povo um mundo novo. Novo, mas nada admirável. O abominável, o caos, o horror e a opressão fazem desta obra nos faz pensar: “Quanto da nossa realidade cabe dentro desta ficção?”.

“…senadores, tampouco deputados, existiam mais. O Congresso Nacional, extinto por ele – não sem sofrer atentado, não sem protestos e tentativas fracassadas de processos de impeachment – reduziu-se na insignificância dura das formas arquitetônicas. O Supremo Tribunal Federal, essa maior instância do Poder Judiciário, perdeu a supremacia. O Ato Institucional nº 5, repaginado, transformou-o no Todo-Poderoso. Sua autoridade como governante era absoluta. E emanava de Deus. E só por Ele poderia ser deposto. Bem, talvez nem por Ele. Às favas com Deus!

Legislativo. Executivo. Judiciário. Os Três Poderes lhe pertenciam. Era sua exclusividade criar, executar e fiscalizar o cumprimento das leis. Suas leis” (pg.9).

Nesse cenário, no qual a vida é ditada por toques de recolher, “o protagonista, um homem comum, vai crescendo e modificando-se à medida que se modifica o universo a sua volta. Tudo é súbito e arrasador. O conhecimento a serviço do mal”.

O desenlace da trama é aterrorizante. Conforme apresentou o escritor Luiz Bras, “O desenlace deste Tratamento Especial é devastador. Impossível ficar indiferente ao destino do protagonista. O romance tem um ritmo perfeito, cada capítulo apoia-se firmemente no anterior e sobe mais um degrau, até o arremate terrível.”

Vicente Ataide, crítico literário, ficcionista e professor de literatura, escreveu: “Newton Cesar constrói uma história tensa e dramática, violenta e conturbada, como só pode acontecer nos momentos agudos da história humana.”

Tratamento Especial – o abominável mundo novo é um lançamento da editora Almedina (selo Minotauro). Eis uma daquelas obras que valem, e muito, serem lidas!

Ficha Técnica Titulo: Tratamento Especial – o abominávelmundo novo Autor: Newton Cesar Editora: Minotauro ISBN: 9786587017280      Número de páginas: 168 Dimensões: 23 x 14 x 1,0 cm    

Autor:

Newton Cesar, escritor, publicitário e designer. Formado em marketing e pós-graduado em marketing digital, atuou em agências de propaganda e se especializou em design editorial. Como escritor, dedica-se a escrever biografias, ficção e livros de negócios. Entre os publicados, destacam-se: Um minuto, Bendito maldito, O mar e a escuridão, A morte é de Matar e Eterno infinito, sendo todos de ficção. Na área de negócios, publicou, entre outros: Direção de arte em propaganda, Vitamina fotográfica, Os primeiros segredos da direção de arte e Do livro ao livro, a arte de escrever e publicar ficção. Entre seus trabalhos biográficos estão: Corinthians, eterna paixão; e as histórias dos empresários Washington Cinel e Eloisio Geraldi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio