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sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Breves comentários da obra: A Era do capitalismo de vigilância

A presente atividade avaliativa da disciplina Tópicos em Estudos Estratégicos: La ontología del web y sus efectos políticos, ofertada em  2021/2  pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais  tem por finalidade em  analisar a obra da era do capitalismo de vigilância escrito pelo autor Shoshana Zuboff com a tradução de George Schlesinger

Palavras Chaves: Cliente. Comércio. Globalização. Publicidade. Propaganda.

ABSTRACTO

La presente actividad de evaluación de la asignatura Temas en Estudios Estratégicos: La ontología de la web y sus efectos políticos, ofrecida en 2021/2 por la Facultad de Derecho y Ciencias del Estado de la Universidad Federal de Minas Gerais, tiene como objetivo analizar el trabajo de la era del capitalismo de la vigilancia escrito por la autora Shoshana Zuboff con traducción de George Schlesinger

Palabras clave: Cliente. Negocio. Globalización. Publicidad. Publicidad.

A obra analisada  demonstra a mudança  de entendimento de um grupo específico aos demais grupos de diferentes classes sociais. Aponta o autor  Shoshana (2021)   um  desses grupos denominado investidores atuam  com o foco no mercado.  No fim de 2000 acontecimentos de ordem global chamou atenção do autor de modo que os dados comportamentais em novel global passa pelos meios de propaganda das respectivas marcas. Segundo o autor brasileiro Gonçalves (2009) a propaganda se caracteriza pela persuasão, ou o ato de convencer com argumentos, sendo ou não verdadeiro.  Entretanto, o autor aponta que propaganda é o mesmo que publicidade. As diferenças apresentadas por Gonçalves (2009) e que a propaganda pode ser definida como ações de atividades ideológicas. A terminologia propaganda consiste numa  atividade voltada para promover um sistema ideológico com princípios políticos.  Nesse sentido, aponta Shoshana (2021)  a publicidade sempre foi um jogo de adivinhação, arte, relacionamentos e sabedoria convencional.  Aponta ainda que o santo graal da publicidade passaria pela ideia  da capacidade em entrega de mensagem específica a um indivíduo específico  em momento de elevada probabilidade de influenciar o comportamento do destinatário. 

Referência

GONÇALVES, Márcio Carbaca. Publicidade e Propaganda. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

SHOSHANA Zubokk. A Luta por um Futuro Humano na Nova Fronteira do Poder. São Paulo: Intrínseca, 2021.  Disponivel em < http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23870.pdf >

Autor:

Paulo César de Souza, bacharelando em Ciências do Estado na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG

1 COMENTÁRIO

  1. Ele é uma mutação do capitalismo comum, que utiliza uma quantidade incalculável de dados que os próprios usuários fornecem sem conhecimento a grandes empresas de tecnologia, e que transforma estes dados crus em um “produto final” lucrativo, tudo que couber na esfera comportamental humana pode e será utilizado de forma

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