O presente artigo tem como analisar a discussão sobre a justiça na republica de Platão. Podemos analisar que esse livro foi confeccionado através dos diálogos platônicos, Platão faz uma estrutura dos sentidos correntes de justiça, e as constrói em uma expressão sabia que argumenta as noções de conceito da politica dos sofistas. Ele busca discutir com os filósofos intelectuais a ideia de justiça e ate mesmo debater.
Para Platão alguns conhecimentos eram fundamentais para a construção de um estado, mas perfeito com as atitudes de alguns governantes. O texto do livro se expande ao redor das definições de justiça, que era apresentado por Sócrates e seus interlocutores, para Platão o conceito de justiça era a maior das virtudes e para nos entendermos e pratica-la tínhamos que defini-la primeiro.
Então dentre desses conceitos de Platão em sua obra podemos perceber que seu principal objetivo era a sabedoria e procurar definir o conceito da palavra justiça, que tem uma importância dentre a organização politica e social.
Palavras-chave; justiça, Platão, politica, livro, governantes.
Autoras:
Dielly Alves da Cruz;
Maria Eduarda Monteiro.
Download:
