19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 24 de junho de 2024

Fundeb e cumprimento do piso salarial dos professores em São Gonçalo/RJ: um desafio à complementação face à dificuldade do município em atender à determinação constitucional

A lei 11.738 de 16 de Julho de 2008 regulamentou a instituição do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica.  No cenário atual, os Estados e Municípios brasileiros relatam dificuldades para cumprir o novo piso salarial dos professores. Muitos governos afirmam que o cumprimento da medida dependerá de ajuda federal, já que a lei do piso estabelece que o valor mínimo deve ser pago considerando apenas o vencimento, não incluindo gratificações ou complementações, como é feito, por exemplo, em São Gonçalo/RJ. Tendo em vista a dimensão que a discussão sobre este tema vem ganhando, esta nota técnica apresenta dados que mostram a dificuldade do Município de São Gonçalo no cumprimento do Piso Salarial dos Professores, conforme determina a Constituição Federal, as tentativas do mesmo em avançar na questão, bem como os resultados de estudos que refletem a necessidade concreta e imediata de Complementação por parte do FNDE.

Palavras-Chave: Fundeb; cumprimento do piso salarial dos professores; desafio à complementação; São Gonçalo/RJ

Autores:

Ribeiro, F.G.; Schiphort, C.M; Chaves, V.L.

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente trabalho. Infelizmente o que a lei determina, por inúmeras vezes não se cumpre, ou tarda a cumprir… E dada a importância de um professor, deveriam ter maior atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio