22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Última chamada para gestores municipais realizarem adesões ao Programa Prefeito Amigo da Criança

A Fundação Abrinq divulgou, nesta semana, um balanço parcial sobre a participação dos gestores municipais na 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, que dá apoio técnico na implementação de ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Até o momento, faltando menos de um mês para o encerramento das inscrições, 1.046 prefeitos em todo o Brasil aderiram ao programa. A Região Nordeste lidera com a participação de 420 prefeitos. Na sequência aparecem Sudeste (336), Sul (163), Norte (80) e Centro-Oeste (47).

Proporcionalmente, os estados com maior número de adesões, de acordo com a quantidade de municípios, são: Acre, com 63,6% dos prefeitos participando, Ceará, com 45,6%, Pernambuco, com 36,2%, São Paulo, com 27,5%, Rio Grande do Norte, com 27,5% e Pará, com 24,3%.

Para mobilizar novas adesões, a Fundação vem realizando uma série de eventos online para discutir a respeito dos desafios das gestões municipais para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, abordando o cenário atual de cada região e os principais indicadores da infância e adolescência.

A adesão ao programa é gratuita, voluntária e aberta a todos os prefeitos do Brasil, que valorizam o Estatuto da Criança e do Adolescente e colocam este público como prioridade em sua gestão. O prazo para se inscrever no programa termina no dia 31 de agosto e os gestores que cumprem a agenda proposta pelo programa e obtêm os melhores avanços em indicadores sociais são reconhecidos, no final da gestão, como Prefeito Amigo da Criança.

Para fazer parte do programa é necessário assinar o Termo de Adesão disponível em www.prefeito.org.br. O documento assinado deverá ser enviado para a Fundação Abrinq pelo site mencionado acima ou pelo e-mail prefeito@fadc.org.br

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança já mobilizou mais de 10 mil gestores municipais em todo o Brasil e reconheceu 698 prefeitos de 459 municípios.

Só na última edição, 2.356 prefeitos de todos os estados brasileiros se comprometeram com as crianças e os adolescentes de seus municípios e 125 foram reconhecidos como Prefeitos Amigos da Criança. Entre os resultados obtidos na última edição, estão:

•    104 municípios aumentaram a porcentagem de nascidos vivos cujas mães realizaram sete ou mais consultas pré-natal;
•    61 municípios com Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes criado e em funcionamento;
•    54 municípios diminuíram taxas de mortalidade infantil.

Confira outros resultados da última edição aqui.

Autor:

Leandro Andrade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio