Este paper tem como um de seus objetivos, discorrer sobre o modo como a avaliação e a reabilitação neuropsicológica contribuem com a identificação dos transtornos de aprendizagem em adolescentes inseridos no contexto escolar. De igual maneira, este trabalho também pretende realizar o levantamento de algumas hipóteses acerca da relevância da prática da avaliação e da reabilitação sob a ótica da neuropsicologia. Ademais, buscar-se-á verificar de que maneira os métodos de avaliação e reabilitação neuropsicológica podem auxiliar nos diagnósticos e identificar quais são os planos de reabilitação mais adequados para a realização da avaliação e reabilitação neuropsicológica. Por fim, pretende-se compreender de que modo tanto a avaliação quanto a reabilitação neuropsicológica podem contribuir para uma melhor qualidade de vida dos adolescentes.
Palavras-chaves: Avaliação neuropsicológica; Reabilitação; Transtornos de aprendizagem; Neuropsicologia; Diagnóstico.
Autores:
Poliana Batista Gregório de Souza, psicóloga e pós-graduanda em Neuropsicologia.
Leandro Alves de Souza, mestre em Educação Tecnológica, bacharel e licenciado em História, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior.
Excelente abordagem, muito bom!!