Está em dúvida sobre qual a melhor plataforma e-commerce para o seu negócio? Preparei um artigo completo com as 10 soluções para venda online mais utilizadas e recomendadas dentro do cenário atual.
Mercado de comércio eletrônico no Brasil
A pandemia de COVID-19 acabou acelerando ainda mais as vendas online e mudando completamente o comportamento de compra dos consumidores não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Segundo o levantamento feito pela MCC-ENET (Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital), houve um aumento de 73,88% no e-commerce brasileiro em 2020.
Esses números fortalecem os planos de empresas que já contam com uma plataforma e-commerce e estimulam os empreendedores a vender também no meio online.
As Melhores Plataformas para E-commerce em 2021
Para quem vai criar uma loja virtual, o primeiro passo é conhecer algumas das principais plataformas e-commerce existentes no mercado e saber quais benefícios cada uma delas oferece e com isso decidir a que mais se aplica ao seu modelo de negócio. Confira nossa lista:
1- Betalabs
A Betalabs é uma solução bastante robusta, com todos os recursos e funcionalidades que uma empresa precisa para vender seus produtos ou serviços online. Hoje é uma das soluções mais completas do mercado, integrando:
- E-commerce (vendas avulsas)
- Recompra automática
- Clube de assinaturas / vendas recorrentes
- ERP nativo (Sistema de Gestão)
- Integração marketplace (B2W, Cnona, Mercado livre)
A solução possui integração com diversos meios de pagamento, API aberta, biblioteca de APPs e extensões para facilitar ainda mais o processo de venda.
A Betalabs é uma ferramenta totalmente customizável, permitindo até mesmo a venda de produtos e serviços personalizados. Além disso,diferente de outras plataformas, a Betalabs é uma das únicas soluções que não cobram percentual sobre as vendas dos clientes.
2- Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma para criação de lojas virtuais, contando com vários recursos para facilitar as vendas.
A plataforma oferece a possibilidade de personalização total das lojas online, disponibilizando um painel de aplicativos e recursos como JivoChat, sistema de recuperação de carrinhos, além de um sistema ERP completo.
3- Magento
Robusta, a Magento é uma das mais conhecidas plataformas mundialmente, oferecendo planos para todos os gostos e bolsos.
A desvantagem é que muitas vezes exige o conhecimento em programação para configuração de forma personalizada, por ser uma plataforma de código aberto. No entanto, tem várias vantagens, incluindo a possibilidade de uso de extensões gratuitas.
4- Woocommerce
O Woocommerce é uma plataforma para criação de lojas online para sites feitos em WordPress.
Assim, com o WooCommerce, fica fácil transformar blogs e sites em lojas virtuais, ou até mesmo integrar blogs com lojas online.
Além disso, os usuários podem utilizar diversos plugins do WordPress para melhorar os e-commerces com vários recursos.
5- Tray
Uma plataforma que oferece certificados de segurança, recursos de gestão de vendas, frete, ferramentas de email marketing e muitas outras funcionalidades para as lojas online.
Além disso, a Tray conta com sua própria loja de aplicativos, que podem ser integrados à plataforma.
6- Linx commerce
Além de não cobrar taxas por transação de vendas, a Linx Commerce oferece integração com diversos sistemas ERP. Para lojistas que pretendem vender em sistema de marketplace, a plataforma permite criar sua loja no Mercado Livre.
7- VTEX
A VTEX é hoje a principal empresa de e-commerce na nuvem com soluções para lojas online armazenadas em cloud computing. Desse modo, os usuários conseguem configurar a loja até mesmo por dispositivos móveis.
A VTEX também utiliza outros sistemas integrados em sua plataforma de e-commerce, que faz uso do sistema de SmartCheckout, o que permite a venda em apenas um clique.
8- Shopify
Uma das maiores vantagens do Shopify é a facilidade com que os empreendedores conseguem montar a loja virtual e configurar a loja, personalizando-a.
Com design responsivo para smartphones, tablets e computadores, essa plataforma possui uma interface muito simples e lida com o tempo de processamento de transações de forma muito eficiente.
Isso acontece porque o Shopify tem serviços de pagamento embutidos como Amazon, Apple pay e PayPal.
9- Loja Integrada
Na Loja Integrada é possível criar uma loja online em poucos minutos, utilizando as ferramentas de personalização ou comprando um template, cuja instalação é feita com muita facilidade.
A plataforma conta com sistema de frete, gateway de pagamento pelo Mercado Pago, cartões de crédito e boleto bancário, além de oferecer um banco de aplicativos integrados à plataforma.
10- Fastcommerce
Essa plataforma fornece um design responsivo, certificados de segurança, integração com outros canais de vendas como Facebook, Google Shopping e Mercado livre para potencializar as vendas do e-commerce.
Além disso, a plataforma possui um sistema de gestão integrado, o que facilita o acompanhamento do fluxo de pedidos e emissão de relatórios administrativos e de nota fiscal eletrônica (NFe).
Conhece alguma outra plataforma para e-commerce que mereça entrar na lista de indicações para 2021? Deixe sua sugestão nos comentários!
Autora:
Jéssica Salles