A perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky, a teoria de afetividade de Henri Wallon bem com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner foram fundamentais para a dinâmica escolar e para a visão de ensino que se tem atualmente. Cada um dos autores tem suas perspectivas únicas, mas também pensamentos que entram em consonância e se complementam, portanto, conhecer de uma maneira mais significativa suas teorias torna-se fundamental para o conhecimento de uma forma mais adequada de agir em sala de aula bem como um ensino pluralizado e realmente eficiente onde as particularidades dos alunos sejam respeitadas e haja a construção de um ambiente seguro para a aprendizagem. Além de um meio social onde seja possível uma maior interação entre alunos a fim de ajudá-los não só nas matérias que são ensinadas onde ao valorizar a participação é possível trazer diferentes olhares e opiniões que farão com que eles reflitam mais sobre, mas também para melhorar a convivência social desse aluno.
Palavras-chave: Vygotsky. Wallon. Gardner. Teorias. Prática escolar.
Autora:
Luana dos Anjos Camargo