Este estudo pretende analisar a importância da Educação Infantil para o amplo desenvolvimento da criança, considerando o verdadeiro papel da escola no processo educativo. Para tanto fez-se estudos bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentado em Áries (1981), Piaget (1974), Antunes (2004) e Hermida (2007); com o objetivo de esclarecer como deve ser o trabalho na Educação Infantil, de maneira que possibilite a criança desenvolver-se plenamente. Com a BNCC os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil de maneira lúdica e integral propõe seis direitos que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, assegurando condições para que as crianças aprendam para a vida. (BRASIL, 2017). Portanto a Primeira Infância com cuidados, amor, estímulo e interação é o caminho para que a criança desenvolva seu potencial para ser uma pessoa equilibrada e feliz. Investir na primeira infância é o objetivo dessa análise. O cuidado relativo a Primeira Infância principalmente no ambiente institucional é de suma importância, portanto, é fundamental que o educador tenha clareza e consciência quanto às intenções educativas que norteiam seu trabalho e elabore propostas claras sobre o que, quando e como ensinar, a fim de possibilitar atividades de ensino e aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos, enriquecendo e promovendo o desenvolvimento das crianças.
Excelente trabalho Olga! De fato, a educação de uma criança depende de um conjunto de ações, tanto no meio escolar como em casa. E principalmente, depende de bons profissionais que estejam dispostos a ensinar as crianças da melhor forma, afinal, o início pode determinar o futuro da pessoa.
Muito bom seu texto. Apesar de tudo que se tem a disposição para o ensino, o acesso a escola ainda tem sido um problema aos alunos da classe social baixa. Uma pena, pois muitas vezes são crianças que poderiam ter excelente potencial, mas não conseguem chegar a uma escola, ou quando conseguem possuem uma série de dificuldades que limita sem desenvolvimento.