A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o uso do Padlet para os letramentos dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, visto que é inquestionável a inserção dos estudantes no mundo da cibercultura. Para o desenvolvimento deste tema, as seguintes perguntas nortearam o trabalho: Como o professor pode melhorar a escrita e leitura do estudante nesse contexto da cibercultura em que vivemos? e O uso do Padlet pode contribuir para o letramento do estudante na disciplina de Língua Portuguesa? Este artigo tem como objetivo analisar a importância da apropriação de novas tecnologias digitais pelo professor para uma melhor qualidade no processo de construção do conhecimento dos estudantes, procurando motivá-los e envolvê-los através de ambientes virtuais de aprendizagem. Utilizou-se como recurso metodológico uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ALONSO, GALLEGO e HONEY (2002), GARDNER (1998), RELVAS (2018), LÉVY (1999) e SOARES (2004) entre outros, procurando enfatizar a importância do conhecimento do professor do processo de construção de conhecimento do estudante, bem como a necessidade dele assumir seu papel social de mediador no processo ensino-aprendizagem através do uso consciente dos ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente o Padlet. Concluiu-se a importância de ter um professor mediador, nesse recurso do Padlet para garantir os benefícios do uso do mesmo para os letramentos do estudante.
Autora:
Daniela Rebello Pereira Sylvestre
Palavras-chave: TIC (tecnologia da informação e comunicação); AVA (ambiente virtual de aprendizagem); Cibercultura; Padlet; Letramentos.
Download do Artigo