Depois de um curto final de semana de descanso, as segundas-feiras podem ser rejeitadas por muitos. Isso acontece porque voltamos de um ritmo mais lento e descontraído e, para muitas pessoas, é complicado voltar ao ritmo intenso das tarefas.
“A tecnologia pode ser uma grande aliada quando falamos em driblar o que chamamos de ‘efeito segundas-feiras’ e aumentar a produtividade no trabalho”, explica Veridiana Cavalheiro, CEO do Agidesk, plataforma de gestão e automatização de processos de atendimento, que visa transformar a rotina de trabalho das empresas por meio de dados.
A especialista ressalta que a tecnologia é uma ferramenta poderosa, e equilibrar seu uso é necessário. Por isso, utilizar a tecnologia de maneira consciente e estratégica é essencial para adaptar as necessidades específicas de cada cargo ou setor. Para ajudar na retomada do fôlego para a nova semana que se inicia, Veridiana listou cinco dicas. Confira:
Utilize aplicativos de gerenciamento de tarefas: nos dias atuais existem muitas ferramentas e aplicativos disponíveis para ajudar a organizar tarefas e prioridades. Nestes apps também é possível criar uma lista de afazeres, definindo prazos e atribuindo prioridades, ficando fácil acompanhar o progresso das atividades.
Automatize tarefas: é importante identificar tarefas rotineiras e repetitivas que consomem seu tempo, e tentar automatizá-las. Já existem ferramentas de automação que permitem criar fluxos de trabalho automatizados entre diferentes aplicativos e serviços. “Essa virada de chave pode ser ideal para economizar tempo e liberar energia para atividades mais importantes”, explica Veridiana.
Utilize ferramentas de comunicação: essencial e eficiente, uma comunicação rápida pode evitar atrasos e garantir a colaboração de uma equipe. Por isso, opte por utilizar as plataformas de comunicação que já estão no mercado, muitas vezes sem custo, para ganhar tempo e manter as orientações e demandas organizadas.
Aproveite o poder do armazenamento e compartilhamento em nuvem: utilize os serviços de armazenamento em nuvem para seus arquivos de trabalho. Isso permite que você acesse seus documentos de qualquer lugar, facilite a colaboração em equipe e evite a perda de dados.
Utilize apps gerenciadores de tempo: existem aplicativos que auxiliam na produtividade, monitorando e analisando como você usa seu tempo nas tarefas e oferecem insights valiosos sobre seus hábitos de trabalho, que podem ajudar a identificar áreas onde você pode melhorar sua produtividade e eficiência.
Autora:
Amanda Mastrorosa