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Leão impacta 95% dos colaboradores com aplicativo de Comunicação Interna

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Desenvolvido pela Dialog, o aplicativo LeOn foi lançado em janeiro de 2022 e, em menos de um ano, a empresa já conta com 98% do público dentro da plataforma – sendo que 95% são usuários ativos

São Paulo, julho de 2023 – A Comunicação Interna tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das organizações, o que faz com que os desafios que a área enfrenta sejam muitos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ação Integrada, em parceria com a Aberje, para 70% das empresas o maior obstáculo da Comunicação Interna é engajar gestores como comunicadores. Esse desafio é ainda maior na Indústria, pois o setor conta com um grande número de colaboradores fora do escritório – o que, para muitas empresas, dificulta bastante o processo de comunicação. 

Nesse sentido, a Leão Alimentos e Bebidas buscou alternativas capazes de promover a integração entre as pessoas e a inovação da Comunicação Interna. Foi assim que a empresa lançou o aplicativo LeOn, uma plataforma multicanal desenvolvida pela Dialog, startup que lidera o setor de CI no Brasil. Com uma taxa de engajamento de 95% em menos de um ano, o LeOn se tornou a principal ferramenta de comunicação dessa indústria.

Segundo o CEO da Dialog, Hugo Godinho, estruturar uma comunicação interna eficiente nas grandes empresas não é tarefa fácil, principalmente quando é preciso conectar os colaboradores operacionais, o time comercial e o setor administrativo. “Esse foi o desafio que encontramos na hora de desenvolver o aplicativo para a Leão. O modelo de trabalho remote first, que ganhou tanta força durante a pandemia, ampliou o desafio da comunicação. Diante dessa nova realidade, a Leão entendeu que precisava mudar a estratégia de comunicação. Foi assim que, juntos, construímos o LeOn”, explica.

Para a supervisora de Comunicação da Leão, Mayara Trevisan, a empresa enfrentava obstáculos na construção de uma Comunicação Interna que chegasse a todos os funcionários. “Antes do aplicativo, como qualquer indústria, nós tínhamos uma dificuldade muito grande de ter uma comunicação para todo o nosso público. Nós temos time nas fábricas, nos escritórios, nos centros de distribuição e uma equipe comercial espalhada por todo o território nacional. Além disso, a comunicação se tornava ainda mais difícil por meio dos canais tradicionais que usávamos. O LeOn é mais do que uma rede social corporativa, já que a antiga intranet e outras ferramentas de trabalho migraram para o app”, conta. 

O aplicativo da indústria

Para o CEO da Leão, Marcelo Corrêa, o aplicativo é uma ferramenta que aproxima todas as pessoas da organização e oferece um espaço democrático para os colaboradores mostrarem seu protagonismo dentro do negócio. “O LeOn foi lançado em janeiro de 2022 e, através dele, os colaboradores compartilham iniciativas, conquistas e pontos importantes para o engajamento de toda a organização. Nós promovemos a multicanalidade dentro da empresa, falando sobre inovação, sobre vendas, sobre todas as áreas do nosso negócio e permitindo que as pessoas fiquem conectadas por muito mais tempo, de forma instantânea, rápida e assertiva”, reforça.

O ponto de virada para o nascimento do LeOn foi durante a pandemia, quando surgiu o questionamento de como comunicar e estar presente na vida dos colaboradores a distância. “O mote foi: como posso estar próximo de todos os funcionários o maior tempo possível? Entendemos que uma ferramenta como o LeOn seria, de fato, um canal de comunicação e geraria uma aproximação que nos permitiria ser um canal de interação do funcionário com a empresa”, explica Fabiano Rangel, head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da empresa.

O LeOn nasceu para resolver um dos maiores problemas da Comunicação Interna: contemplar as necessidades do público operacional. “Se uma empresa definir que o principal canal de Comunicação Interna é apenas um e-mail, por exemplo, aqueles que não têm nesse canal seu foco de trabalho perderão a chance de participar da comunicação. Isso significa que, mesmo contando com murais impressos ou tendo a liderança como replicadora, o acesso à informação permanece desigual”, complementa Hugo Godinho, CEO da Dialog.

Com a fala: os colaboradores

Para o analista de Serviços Logísticos e Atendimento ao Cliente da Leão, Leonardo Araújo, com o aplicativo os colaboradores ficam sabendo para onde a organização está indo, quais são os novos produtos e todas as novidades. “Uma das minhas partes preferidas dentro do aplicativo é a aba ‘Bem Me Quero’, que conta com informações de todos os benefícios da empresa, e o ‘Leão Acolhe’, um espaço que oferece apoio psicológico, jurídico e financeiro para colaboradores e familiares. Além disso, na plataforma é possível ver a criatividade dos posts feitos por outros colaboradores, os vídeos que os distribuidores fazem e os vendedores no ponto de venda. Isso é muito interessante. É um espaço muito bacana”, comenta.

Já para a analista de Logística, Dayany Teixeira, o LeOn possibilitou que os funcionários tivessem acesso em tempo real às informações da empresa. “O recurso da notificação faz com que as pessoas tenham curiosidade e se informem na hora, enquanto a comunicação via correio eletrônico se perde em meio às outras mensagens. Além disso, o que mais gosto na ferramenta é a universidade corporativa. Ela estando dentro do aplicativo me possibilita fazer o curso em casa, aos finais de semana”, diz.

Sobre a DialogDialog a startup líder em Comunicação Interna no Brasil que oferece uma plataforma multicanal (mobile e desktop) de Comunicação Interna e RH para empresas. Ela deu uma guinada estratégica em meio à pandemia, crescendo 200% em 2021, e visa alcançar 1 milhão de colaboradores conectados em 2023. Além disso, a Dialog já atraiu clientes como Via Varejo, ArcelorMittal, PepsiCo, Saint-Gobain, Carrefour, BRF, Livelo, SBT e Klabin.

Autora:

Maria Carolina Rossi

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