O mascote Nino visitará pacientes no hospital e ainda transitará pela Estação das Clínicas (Metrô de São Paulo) e Estação Pinheiros (Via4) com informações sobre os sintomas e chances de cura da doença
Na próxima segunda-feira, 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Abraço. E o ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil) está com uma programação que vai do hospital para as ruas de São Paulo.
O mascote Nino visitará os pacientes no ambulatório e na internação e depois, ao redor do hospital, distribuirá fitinhas e folhetos que explicam, entre outros, os sintomas do câncer infantil.
E não para por aí. O Nino, junto a outros voluntários do Criarte, se deslocam para a estação das Clínicas (Linha 2 – Verde, do Metrô de São Paulo), no horário das 11h às 12h30, e para a Estação Pinheiros (VIA 4 – Amarela) das 13h às 14h30. “Será um momento de informação e até mesmo de descontração, uma vez que muitos param o mascote para fazer fotos, o que acaba ajudando a disseminar ainda mais os mitos e verdades sobre a doença”, salienta Suzana Dalessio, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do ITACI.
Esse material, produzido pela Umbigo do Mundo, e que reforça como o diagnóstico precoce salva vidas, será veiculado ainda nas redes sociais, painéis digitais e TVs das estações do Metrô de São Paulo. “A celebração anual do Dia do Abraço ITACI é uma campanha de mobilização e conscientização que começou como um sonho, e a cada ano ganha mais força, mais visibilidade e mais reconhecimento. É gratificante ver a adesão cada vez maior de todos os parceiros do ITACI e da sociedade como um todo, concretizando este potente abraço coletivo, tão representativo para esta nobre causa — um dia especial para lembrar que todo dia é dia de abraçar o ITACI”, explica a diretora Marina Pechlivanis.
Chances de Cura
Hoje, em torno de 85% das crianças e dos adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, entre eles, febre persistente; náusea; nódulo ou inchaço ao redor do pescoço, abdômen, tórax, pelve ou axilas; palidez; dores de cabeça; dores persistentes em áreas do corpo; mudanças de visão; cor esbranquiçada atrás da pupila; e perda de peso repentina.
“Precisamos deixar claro que não é para ter medo de procurar um médico ao observar um ou mais sintomas. O diagnóstico na fase inicial é fundamental no tratamento da doença, pois, dessa forma as chances de cura além de serem maiores, levam o paciente a uma melhor qualidade de vida em comparação com o diagnóstico em estágio avançado”, conclui Vicente Odone, oncopediatra e diretor médico do ITACI.
PROGRAMAÇÃO
9h – 10 h ITACI
- Visita Nino aos pacientes do ambulatório e internação
- Abraço Simbólico
11h – 12h30 – Estação das Clínicas
- Entrega de panfleto e fitinhas na Estação das Clínicas
- Presença do Nino, equipe Fundação Criança e de voluntários Criarte
13h – 14h30 – Estação Pinheiros
- Entrega de panfleto e fitinhas na Estação Pinheiros
- Presença do Nino, equipe Fundação Criança e de voluntários Criarte
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de
São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece
tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças
hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no
Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2022, mais de 15 mil consultas médicas, mais de 12
mil consultas multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 50 transplantes,
entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as
especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes
moles, retinoblastomas,doenças hematológicas não oncológicas e tumores (do sistema
nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).
Mais informações em:
https://www.facebook.com/ITACI.ITACI/
@instituto_itaci
Autora:
Mari Cavalheiro