Início Negócios Quais são os benefícios da inovação no mercado gráfico?

Quais são os benefícios da inovação no mercado gráfico?

0

A indústria gráfica está em expansão no Brasil, contribuindo para o crescimento econômico do país. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), houve um crescimento de 7,8% do setor no ano de 2021, além disso, as atividades de impressão subiram 23,7% no mesmo período. Com o mercado aquecido, as previsões para 2023 são positivas, com um aumento de 1,6% no PIB (Produto Interno Bruto). 

Quando trazemos para discussão a questão da inovação no segmento, o uso da tecnologia no ramo gráfico traz inúmeros benefícios que refletem diretamente no dia a dia do cliente com ganho de produtividade. Se antes era necessário se dirigir até um ponto físico para efetuar um pedido, hoje, é possível solicitar materiais gráficos de qualquer lugar e receber os produtos no endereço escolhido de forma descomplicada e ágil.

Para se manter relevantes no mercado, as empresas precisam inovar para conquistar cada vez mais clientes. Fábio Carvalho, diretor de supply chain da Printi, maior gráfica online da América Latina voltada para empreendedores, elenca os principais benefícios da inovação no mercado gráfico, seus desafios e tendências:

Melhor custo-benefício:  Mais agilidade no processo de compra, qualidade, preços menores e prazos mais curtos, se adaptando a necessidade do cliente;

Impressão digital: A impressão digital continua a crescer em popularidade, pois é mais acessível, flexível e oferece opções de personalização em massa. Com a tecnologia de impressão digital cada vez mais sofisticada, as empresas de impressão podem fornecer trabalhos de alta qualidade e de rápido tempo de resposta.

Impressão sustentável: Com as crescentes preocupações ambientais, a impressão sustentável está se tornando cada vez mais importante. As empresas estão adotando práticas sustentáveis, como a utilização de tintas e papéis reciclados, bem como tecnologias de impressão com menor impacto ambiental.

Realidade aumentada (AR): essa tecnologia possibilita que os usuários interajam com objetos digitais em um ambiente real. Na impressão gráfica, a AR pode ser usada para fornecer conteúdo interativo em materiais impressos, como catálogos, revistas e cartões de visita, melhorando a experiência do usuário e fornecendo informações adicionais sobre produtos e serviços.

Impressão sob demanda: Nesse caso, é possível que os clientes imprimam apenas o que precisam, reduzindo o desperdício de papel e o custo de armazenamento. Com a crescente adoção de tecnologias de impressão digital, a impressão sob demanda está se tornando cada vez mais viável para uma ampla gama de produtos impressos, desde livros até materiais de marketing.

Personalização de embalagens e outros produtos do “unboxing”: As empresas estão personalizando a embalagem de seus produtos para aumentar a fidelidade do cliente. A embalagem personalizada pode incluir nomes, mensagens e até mesmo fotos dos clientes. Isso cria uma experiência única para o cliente e aumenta a conexão emocional com a marca.

Sobre a Printi 

Fundada em 2012 por Mate Pencz e Florian Hagenbuch, a Printi é uma gráfica online voltada para descomplicar o acesso de micro e pequenas empresas a materiais gráficos de qualidade e com preço justo. Desde 2014, o grupo global Cimpress, investe na Printi e em 2020, tornou-se o principal detentor da companhia. Atualmente, a Printi é membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), além de ser pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil. A empresa já entregou mais de 3 milhões de pedidos e possui parcerias com Air Liquide, Loft, Casa de Bolos, Sumup, Sebrae, Live University, Porto Seguro, Claro (WIP) e Beep Saúde.

Autora:

Juliana Gusmão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile