O mercado de streamers acabaria depois da pandemia? Errado! Ele está cada vez mais aquecido.
Durante a pandemia de Covid-19, as transmissões ao vivo se tornaram uma importante alternativa de entretenimento para a população em tempos de isolamento social. Na época, o consumo de internet bateu o recorde histórico de 10 terabits por segundo ? e, segundo relatório das plataformas Streamlabs e Stream Hatchet, o formato teve crescimento de 80% em seu consumo entre março e abril de 2020.
Só na Twitch, principal plataforma de transmissão ao vivo para criadores de conteúdo, o número de horas assistidas na plataforma saltou de 9 bilhões em 2019 para 17 bilhões em 2020. Além disso, a rede ganhou mais de 3 milhões de canais ativos no período.
Durante dois anos, a cantora pop Beyonce teve o recorde te transmissão ao vivo mais assistida da internet. Realizada em 2018, sua apresentação no Coachella teve audiência simultânea de 450 mil pessoas no YouTube. Apesar de ser um número expressivo para a época, ele está muito abaixo das marcas atingidas por streams hoje.
A seguir, você saberá quais são as transmissões ao vivo mais assistidas da história:
8. Lula no Flow Podcast
7. Buteco em Casa, do Gusttavo Lima
Com audiência simultânea de 750 mil pessoas, o músico arrecadou 20 toneladas de alimentos e R$ 100 mil reais para instituições de cardade. Por dois dias, foi a live mais assistida da história do YouTube.
6. Jorge e Mateus na Garagem
Ainda nos primeiros meses de pandemia, a dupla sertaneja Jorge e Mateus precisou de dez minutos para bater o recorde de Gusttavo Lima. Com 3,1 milhões de expectadores simultâneos, eles tocaram por 4 horas e arrecadaram 172 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool em gel e 200 cursos para profissionais da saúde.
5. Live Local com Marília Mendonça
Pouco tempo depois, o recorde foi batido. No dia 9 de abril de 2022, a rainha do sertanejo Marília Mendonça tocou no YouTube e teve audiência simultânea de 3,2 milhões de fãs. Durante três horas, a goiana teve intérprete de libras arrecadou mais de 225 toneladas de alimentos.
4. Final do Campeonato Carioca de 2020
Depois de meses parado por causa da pandemia, o futebol voltou a ser jogado sem a presença de torcedores. No Brasil, o primeiro campeão neste formato foi o Flamengo de Jorge Jesus. Transmitida no YouTube, as duas patidas da final contra o rival Fluminense se tornaram recordistas de audiência: 3,2 e 3,5 milhões de pessoas simultâneas.
3. Vasco x Flamengo na CazéTV
O vascaíno Casimiro é um dos maiores streamers do planeta e seu carisma engaja o público com lives de diversos temas. No entanto, o futebol é a principal editoria ? não à toa, a semifinal entre Vasco e Flamengo pelo Campeonato Carioca de 2022 teve 4,7 milhões de público simultâneo.
2. Brasil x Coreia do Sul na CazéTV
Após conseguir um acordo para transmitir partidas da Copa do Mundo de 2022, a CazéTV conquistou a medalha de prata da audiência em transmissões brasileiras nas oitavas de final entre Brasil e Coreia do Sul. Mais de 5,2 milhões de pessoas acopanharam simultaneamente a goleada da Seleção por 4 a 0.
1. Brasil x Croácia na CazéTV
O primeiro lugar nesta lista você já sabe qual é: com impressionantes 6,1 milhões de espectadores simultâneos, a transmissão das quartas de final da Copa do Mundo de 2022 feita pela CazéTV fica no topo do pódio.
Como você pode ver, as transmissões ao vivo continuam em alta no mercado ? e plataformas como IOXtream, Twitch e YouTube são centrais para usar o formato e criar experiências imersivas.
Autor:
Felipe Maia