Início Negócios Falha de operação de sistemas gera caos aéreo

Falha de operação de sistemas gera caos aéreo

0

Em 11 de janeiro passado, onze mil voos que partiriam de aeroportos americanos sofreram grandes atrasos ou foram cancelados; a aviação militar também foi prejudicada. A situação tornou-se caótica, a única informação disponível era que um sistema que apoia o tráfego aéreo estava fora do ar.

Esse sistema é o NOTAM – Notice to Air Missions, da Federal Aviation Administration (FAA), que fornece informações importantes aos pilotos, incluindo avisos de perigos potenciais ao longo da rota, restrições para sobrevoo de determinadas áreas, fechamento de pistas, etc.

A causa de tudo isso foi uma falha de operação dos computadores que rodam o NOTAM: quando eram realizados backups e sincronização de bancos de dados, por erro humano foram deletados indevidamente alguns arquivos.

Segundo a FAA, a falha aconteceu porque seu pessoal não seguiu os procedimentos estabelecidos; disse também que não há   evidências de ataque cibernético ou sabotagem.

O jornal The Washington Post diz serem necessários esclarecimentos mais detalhados, colocando   em questão a confiabilidade da tecnologia utilizada FAA, que segundo o jornal, é obsoleta.  O próprio Departamento de Transportes do governo americano já dissera anteriormente que o hardware em que roda o NOTAM é muito antigo, necessitando ser substituído, para o que seriam necessários investimentos da ordem de    US$ 30 milhões.

Imaginemos o que ocorre em centros menos desenvolvidos…

Autor:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile