O Dia do Consumidor, comemorado hoje (15/03) e conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, possibilita que diversas marcas aproveitem a data para atrair os consumidores e intensificar as vendas. Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Zoox Smart Data com 14,7 mil pessoas, 60,97% aguardam pelas promoções em março, assim como esperam pelas da Black Friday no fim do ano.
Ainda que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) tenha sofrido uma queda de 1,7% em janeiro em relação a 2022, as expectativas são de que a data ajude a alavancar as vendas do varejo. Porém, é importante lembrar que estamos vivendo um momento no qual os clientes estão mais exigentes e cobrando das empresas soluções e atendimentos personalizados. Pensando nisso, listamos 10 dicas para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e atender às suas novas demandas de consumo de forma efetiva. Confira:
Invista em hiper personalização – Conquistar os consumidores tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa e desafiadora. Atualmente, eles estão demandando soluções mais personalizadas, que dialoguem de fato com suas necessidades. De acordo com o relatório Next in Personalization 2021 da McKinsey, 78% dos clientes compram novamente das marcas que promovem jornadas positivas, centradas em gostos e valores pessoais. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo obrigatório para os varejistas e deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.
Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado capazes de auxiliar e personalizar a jornada do cliente, a exemplo do chatbot e o e-mail marketing. Para Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4u, startup especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, quando as empresas investem e desenvolvem estratégias para a identificação das peculiaridades de cada consumidor logo no primeiro contato, elas se destacam no mercado e, com isso, saem à frente da concorrência, sobretudo, em datas sazonais.
Tenha um site responsivo – Hoje, 7 em cada 10 consumidores utilizam o smartphone para fazer compras online, é o que aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Por isso, ter um site responsivo – plataforma que se adapta ao formato de tela utilizado para a sua visualização, como as telas de celulares e tablets – além de trazer mais confiança para o consumidor, impede que o mesmo desista da compra na metade do processo. “Os dispositivos móveis devem ser usados cada vez mais durante as compras, afinal eles garantem praticidade e agilidade. Um site intuitivo, moderno e adaptável traz uma boa impressão para o cliente ainda mais nestes períodos promocionais e, consequentemente, aumentam as chances de finalização da compra e fidelização”, destaca Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.
Ofereça segurança e confiança para o cliente – De acordo com o relatório da companhia de segurança digital Acronis, é possível observar um aumento de 60% na quantidade de vazamento de dados em 2022. Inclusive, o Brasil aparece como um dos países mais atingidos e com potencial de manter esta posição em 2023. Nesse sentido, disponibilizar um ambiente online seguro para os clientes é essencial para aumentar as vendas e impedir o vazamento de dados pessoais. “Investir em cibersegurança, DevOps, Nuvem, infraestrutura, consultoria e capacitação das equipes tornou-se fundamental. Estas iniciativas devem obrigatoriamente fazer parte do planejamento das empresas, com o objetivo de desenvolver sistemas de segurança digital cada vez mais sólido, principalmente no segmento varejista”, explica Emerson Lima, fundador e CEO da Sauter, uma parceira de evolução digital que está ajudando a construir a próxima geração de serviços de tecnologia na América Latina.
Aposte nas novas tecnologias – O Chat GPT surgiu recentemente e vem sendo muito utilizado em diversos segmentos para diferentes funções e um deles tem sido para melhorar e proporcionar uma boa experiência para os consumidores. “Por meio dessa tecnologia, as marcas conseguem entender o cliente e o seu público-alvo, gerar insights relevantes e assim fazer um atendimento rápido, eficiente, assertivo e diálogo claro e objetivo. Com isso, as empresas vão conseguir atender as exigências do novo perfil de consumidor e consequentemente aumentar as vendas”, afirma Dario Perez, CEO da Hyper Group.
Invista em campanhas atrativas – Promover campanhas que atraiam seus consumidores e novos clientes, é uma alternativa para conseguir impactar aquelas pessoas que são mais exigentes ou estão em dúvida na hora de efetuar a compra de um determinado produto. “Aqui na Run More, por exemplo, nós estamos com uma campanha de compre e ganhe que tem como foco os cuidados com a saúde e bem-estar. Ou seja, nesse ano nós estamos dando de brinde uma squeeze, e fizemos uma brincadeira sobre o que mais você ganha – saúde, hidratação, energia, entre outros benefícios. Foi uma forma que encontramos de proporcionar aos clientes um carinho especial e ao mesmo tempo incentivá-lo a cuidar de sua saúde”, explica Ana Dullius, Diretora de Comunicação e Marketing da Run More.
Crie um relacionamento de confiança – Criar um relacionamento de confiança com seu público é essencial para que a venda e a fidelização desse cliente se torne mais fácil. “Primeiro, é importante entender o perfil da sua marca e o objetivo do seu negócio para conseguir atrair o cliente certo; segundo, faça uma pesquisa para analisar o que as pessoas estão falando e o que o concorrente tem feito de interessante; terceiro, se relacione com seu público. Ou seja, promova interações com promoções, descontos, brindes, entre outros. Aqui na Printi, por exemplo, nós estamos com descontos especiais de até 10% emmais de 15 produtos entre adesivos, canecas, embalagens, flyers, rótulos, entre outros itens que estão separados por vouchers”, explica Gregory Goris, diretor de Tecnologia da Printi, empresa especializada em serviços gráficos personalizados para descomplicar a vida dos empreendedores.
Aposte em cashback – O cashback tem crescido muito nos últimos tempos por oferecer uma parte do dinheiro gasto no produto de volta para o cliente, por meio de sua conta bancária ou como crédito para compras futuras. “Com esse tipo de sistema, as lojas podem disponibilizar uma porcentagem do valor para todos os seus produtos ou limitar o benefício a apenas alguns. Essa é uma das formas do estabelecimento fidelizar o consumidor e aumentar ainda mais o seu número de vendas”, explica Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.
Persiga a inovação – Companhias que sempre oferecem os mesmos produtos e serviços perdem clientes para a concorrência. “Inovação é uma palavra-chave para os mais diversos tipos de negócios. É essencial que empresas inovem o portfólio, tanto aprimorando o que já oferecem como desenvolvendo novas mercadorias e serviços. Só assim é possível ter consumidores interessados de forma contínua”, explica Flávio Guimarães, Presidente da Corning na América Latina e Caribe.
Faça pesquisas – A melhor forma de atrair e fidelizar consumidores é ter, de fato, o cliente como ponto de partida para todas as decisões da empresa, segundo André Ghignatti, Cofundador e CEO da aceleradora WOW. “Escutar sempre o cliente, estudar a concorrência e o mercado são pontos fundamentais para qualquer negócio. É um processo contínuo, deve ser executado de forma obsessiva pela empresa”, informa.
Invista em soluções de Inteligência Artificial para melhorar engajamento com clientes – Por meio do uso de tecnologias de inteligência artificial e criativa, é possível construir uma solução que engaje e ao mesmo tempo gere resultados. “Nós desenvolvemos produtos que ajudam a maximizar o engajamento das marcas em até 15x. Com nossas soluções podendo ser utilizadas para diversas finalidades, conseguimos aumentar a geração de leads e vendas, melhorar a reputação e visibilidade da marca, entregar experiências personalizadas e potencializar os resultados de grandes empresas pelas principais ferramentas de comunicação como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, tudo de acordo com as necessidades de cada cliente”, explica Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve.
Autora:
Ana Isabella
Ótimas dicas… se adaptar é preciso e essencial.