Início Destaques Pioneira: Mueller relembra sua história e conta sobre a criação da primeira...

Pioneira: Mueller relembra sua história e conta sobre a criação da primeira lavadora brasileira

0
Com a ajuda de um marceneiro, Walter Mueller desenvolveu a Pioneira a partir de uma estrutura de madeira, motor elétrico e algumas engrenagens. | Foto: Divulgação Mueller

Fabricante nacional e querida pelas famílias brasileiras, a Mueller relembra detalhes da criação da Pioneira, a lavadora que revolucionou o jeito de lavar roupas em 1951

O pioneirismo é uma das grandes marcas da trajetória da Mueller. Fundada em 1949 por Walter Mueller, a marca produzia inicialmente implementos e utensílios agrícolas. Sempre atento as necessidades da época, o Sr. Mueller descobriu a falta de eletrodomésticos no Brasil, sobretudo de lavadoras, em uma reportagem de revista. A partir daí, baseado nos modelos europeus, desenvolveu e produziu em 1951 a primeira máquina de lavar roupas industrializada do Brasil: a Pioneira

Produzidas a partir de encomendas, a marca vendeu três lavadoras no seu primeiro ano de produção. No ano seguinte, a venda dobrou e sete Pioneiras foram vendidas. Seguindo com o crescimento e a necessidade das famílias, em 1953 foram vendidas 35 máquinas. Com o aumento dos números de venda nos anos seguintes, em 1958 a Mueller passou a se dedicar exclusivamente a produção de lavadoras.

Como a primeira máquina de lavar do Brasil foi produzida?
Na imagem, a primeira Pioneira produzida por Walter Mueller em 1949 | Foto: Divulgação Mueller
Fabricadas com tábuas de madeira natural envernizadas unidas entre si e fixadas por cintas metálicas, os primeiros modelos da Pioneira funcionavam com engrenagens externas que logo foram substituídas por correntes de bicicleta. A polia grande também deu lugar a duas correntes e, recebendo aperfeiçoamentos tecnológicos ao longo dos anos, a Pioneira se tornou um símbolo de durabilidade, excelência de produção e ótimo custo-benefício. 
Em 1955, a lavadora já possuía um design mais compacto e não contava com polias externas. | Foto: Divulgação Mueller
“Alguns consumidores já nos enviaram fotos e relatos que mostram a Pioneira em pleno funcionamento há mais de 40 anos. São máquinas que estão na família há muito tempo e foram passadas para as novas gerações. Isso nos enche de orgulho e mostra como a qualidade da Pioneira não é comprometida com o passar das décadas“, conta Thiago Montanari, coordenador de marca, comunicação e produto da Mueller.
Reafirmando o sucesso do produto, a imagem mostra um caminhão carregado de Pioneiras em 1958. | Foto: Divulgação Mueller
Entre os atributos da primeira lavadora produzida no Brasil estavam o agitador removível em polipropileno, a caixa de engrenagens blindada, dispensando a lubrificação do motor, capacidade para até quatro quilos de roupa e o sistema de lavagem por agitação em ziguezague com timer para três programas, tornando-a ideal para a lavagem de roupas pesadas.
Com mangueira acoplada para a saída facilitada da água, o produto revolucionou a rotina de lavagem das roupas | Foto: Divulgação Mueller
Robusta, a Pioneira possuía 73 cm de altura, 59 cm de diâmetro e pesava 36 quilos. Atendendo a outro pilar da Mueller, a Pioneira também era econômica e possuía potência de 184W. 

Evolução da máquina de lavar
Produzida em fibra de vidro, a Mueller Plus passou a integrar o portfólio da Mueller em 1978. | Foto: Divulgação Mueller
Até 1978, a Mueller se dedicou apenas a produção da Pioneira. Expandindo o seu portfólio, neste mesmo ano, a marca desenvolveu e lançou uma nova versão da mesma máquina, desta vez produzida em plástico reforçado e fibra de vidro, o que a tornou mais leve quando comparada com a versão em madeira. A Mueller Plus, modelo que é produzido até hoje pela empresa, atualmente em polipropileno, possui os mesmos atributos da Pioneira, mas bem mais leve e com a mesma eficiência, o que permite ao consumidor uma maior liberdade para movimentá-la e posicioná-la. Em 2019, o produto ganhou uma edição limitada da Linha Retrô Mueller. 

Rebranding Mueller 
Reforçando a identidade que promoveu com os consumidores brasileiros ao longo de toda a sua trajetória e trazendo a memória da Pioneira para o novo logo da marca, a Mueller renovou sua marca e anunciou uma nova identidade visual em julho deste ano. Refletindo a sua evolução, o relacionamento de confiança e a forte presença de seus produtos nos lares de todo país, o rebranding reafirmou as principais características de seu DNA inovador e revitalizou sua marca com o objetivo de sinalizar para o mercado que está pronta para uma mudança de patamar com forte presença no mercado brasileiro de eletrodomésticos.
O novo logo da marca, apresentado em julho, foi inspirado nos anéis da Pioneira e é acompanhado pelo slogan: ‘Você de bem com o seu tempo’ | Imagem: divulgação Mueller
Com parque fabril localizado no município de Timbó, no Estado de Santa Catarina, e um portfólio de eletrodomésticos formatado para atender os segmentos de cozinhas e lavanderias, a nova logomarca da Mueller reflete um visual mais moderno, ao mesmo tempo em que ressalta a lembrança da história da marca ao recordar as formas da primeira lavadora desenvolvida pela fábrica. Imersa nesse processo ao desenvolver produtos alinhados com as demandas do lar, a Mueller também reafirmou sua força na produção industrial nacional de eletrodomésticos. 

Sobre a Mueller  
A Mueller está há mais de 70 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância. 

Com mais de 90% do portfólio sendo produzido no Brasil, os produtos Mueller são inspirados na realidade dos brasileiros e vão desde a cozinha até a lavanderia. Fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, tanquinhos, centrífugas e secadoras de roupa: no total, a marca soma mais de 100 produtos diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente. 

Além dos diversos pontos de venda no Brasil, a Mueller apresenta a opção de adquirir seus produtos direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio. Expandindo as fronteiras, a empresa também exporta para mais de 20 países. 

A marca faz parte do Grupo Mueller, composta ainda pela Hércules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos. 

Autora:

Heloisa Vieira

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile